conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Vila Guarujá terá atendimento médico gratuito neste sábado

Estudantes e professores de Medicina do Integrado farão atendimento através do projeto Humanika.

Os moradores da Vila Guarujá que necessitarem de consultas médicas serão atendidos gratuitamente neste sábado (14), das 9h30 às 17 horas, na Unidade de Saúde Carlos Antônio – Rua Mário Epifânio, 400. A ação será realizada por estudantes e professores de Medicina do Centro Universitário Integrado através do Projeto Humanika.

Para ter acesso aos serviços, realizados em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Mourão, basta levar os documentos pessoais (RG ou CPF). Uma triagem será feita, por ordem de chegada, nas dependências da Escola Municipal Castro Alves, que fica ao lado da UBS. Os atendimentos serão realizados na própria Unidade Básica de Saúde.

Ao longo do dia serão realizadas consultas em diversas especialidades como clínica médica geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia, área vascular, urologia, anestesiologia e procedimentos minimamente invasivos. O projeto é voltado a pessoas em situação de vulnerabilidade social e leva apoio a quem mais precisa de cuidados de saúde.

“Essa é a primeira vez que faremos esses atendimentos na Vila Guarujá. O objetivo é ajudar os moradores a ter mais qualidade de vida. A expectativa é fazer cerca de 200 consultas e 30 pequenas cirurgias; dependendo da procura”, explica Eufânio Saqueti, urologista, coordenador da atividade e professor do curso de medicina do Centro Universitário Integrado.

O prefeito Douglas Fabrício (Cidadania) enalteceu a iniciativa. “Toda parceria que venha atender as necessidades da nossa população são sempre bem vindas e podem contar com o apoio do município. Temos o privilégio de ter em Campo Mourão o curso de Medicina, que desde sua implantação tem ajudado a melhorar o acesso à Saúde”, destacou o prefeito.

Parcerias

Parte dos comprimidos, analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos – entre outros medicamentos que serão utilizados foram arrecadados com médicos, clínicas locais e com a Farmácia Comunitária do município. O material cirúrgico, itens de esterilização e grande parte dos insumos disponíveis na UBS também serão utilizados neste projeto social.

“Vejo essa parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Centro Universitário Integrado como um exemplo do impacto positivo que a colaboração entre ensino e serviço pode proporcionar, no âmbito da Educação Permanente. Estamos comprometidos em promover iniciativas como essa, que aproximam a saúde da população e oferecem um serviço humanizado e eficiente”, diz a enfermeira e gerente de Atenção Básica no município de Campo Mourão UBS, Danielli Olinda Del Santoro.

Projeto Humanika

O Projeto Humanika (@projetohumanika) é uma ação que ajuda pessoas em situação de vulnerabilidade social e leva apoio a quem mais precisa de cuidados de saúde. Os trabalhos são fruto de uma parceria do curso de medicina do Integrado com a ONG Amazônia Canaã, que atua na região Norte do Brasil há cerca de 25 anos e leva atendimento de saúde gratuito aos ribeirinhos.

“Eu já atuava por conta própria, de forma voluntária. Depois de um tempo, surgiu a ideia de levar um grupo de estudantes para ajudar. Ao falar com os acadêmicos de medicina do Integrado, eles abraçaram a causa imediatamente”, conta o doutor Saqueti. Desde que foi iniciado, em 2022, o projeto já foi desenvolvido no Pará, em Barbosa Ferraz e em apoio as vítimas das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul.

Serviço
Ação social com consultas clínicas e pequenos procedimentos cirúrgicos aos moradores da Vila Guarujá
Data: Sábado (dia 14 de junho), das 9h30 às 17h
Local: UBS Carlos Antônio
Mais informações: tel. 44-3523-1069 e e-mail [email protected]

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Comcam

Dois policiais militares ficaram feridos. O suspeito conseguiu fugir.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença