Foi um resultado incontestável. Campo Mourão superou San Pedro Sacatepéquez, da Guatemala, por 41,89% e venceu o Dia do Desafio 2017. Isto demonstra, que no dia 31 de maio último, o índice de mourãoenses que praticaram ao menos 15 minutos de atividades físicas superou e de muito longe a quantia de guatemaltecos, que inclusive não registraram porcentagem, como já observado.
No entanto, pelo gráfico apresentado no Portal do SESC-PR, que promove o Dia do Desafio, a porcentagem mourãoense foi menor no que diz respeito ao ano passado, 2016, quando Campo Mourão conseguiu movimentar 64% da sua população, ou seja, 55.670 pessoas. As atividades, monitoradas por profissionais vinculados à área de educação física, foram levadas a diversos locais, como escolas, praças, empresas e repartições públicas.
A movimentação se deu por meio da prática de esportes e demais exercícios físicos, como ginásticas laborais, por exemplo. O Município de Campo Mourão, por meio da Fundação de Esportes (Fecam), foi parceiro na iniciativa, e a responsável pelo departamento de qualidade de vida desta fundação, Layla Mariana Maiante Pinto Antonechen, deixou claro que a participação dos moradores locais foi a contento, apesar das chuvas que caíram no dia da realização.
“Foi uma ação em que pudemos estar presentes junto ao SESC-PR, por meio dos nossos colaboradores, e acredito que mais uma vez metas foram atingidas. Para nós é de fundamental importância que a população busque a qualidade de vida por meio das atividades físicas, e o Dia do Desafio é só um complemento de tudo aquilo que desenvolvemos ou desejamos desenvolver ao longo dos anos, como forma de trazer saúde e bem estar aos nossos cidadãos”, destaca Layla.