conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Todos

Lei anticrime entra em vigor; Confira principais pontos

A Lei anticrime entrou em vigor nessa sexta, 24 de janeiro. Confira alguns dos seus principais pontos:

Lei Anticrime

  • Aumento do período máximo de cumprimento de pena (de 30 para 40 anos)
  • Legítima defesa – Agentes de segurança que previnem agressões ou risco de agressões de bandidos a reféns durante crimes poderão ser enquadrados no conceito de legítima defesa, ou seja, podem não responder por estas reações contra criminosos
  • Possibilidade de prisão de condenados depois da decisão do júri – Depois de decisão do tribunal do júri, o cumprimento da pena passará a ser imediato para crimes com pena igual ou maior que 15 anos.
  • Novas regras para progressão de crime – o condenado vai mudar do regime mais restrito para um mais brando de acordo com os percentuais de pena já cumpridos por ele e com o tipo de crime cometido – os percentuais vão variar de 16% (para o condenado por crime sem violência ou grave ameaça) até 70% da pena (para o condenado reincidente por crime hediondo ou equiparado com resultado morte).
  • Mudanças nas regras para a liberdade condicional – A lei criou mais um requisito para a concessão de liberdade condicional: para obter o benefício, o condenado não pode cometer falta grave nos últimos 12 meses.
  • Proibição de ‘saidão’ para condenados por crimes hediondos com morte.
  • Mudanças nas regras para a delação premiada – A negociação para a delação premiada será sigilosa e terá, necessariamente, o acompanhamento do advogado do investigado. A delação poderá ser negada, por meio de decisão fundamentada. As negociações e a própria delação devem ser gravadas
  • Decisões colegiadas de juízes em casos envolvendo organizações criminosas – A possibilidade de decisão colegiada já existia em lei, para o caso crimes de organizações criminosas. A nova redação prevê o uso deste recurso também no caso do crime de constituição de milícia e outras infrações penais conexas.
  • Decisões colegiadas sobre presos em presídio federais – decisões sobre transferência de presos, concessão ou rejeição de benefícios prisionais ou sanções ao detento poderão ser tomadas por um colegiado de juízes.
  • Suspensão de prescrição da pena quando há recursos pendentes em tribunais superiores – Passa a existir uma nova possibilidade de suspensão da prescrição de penas: quando houver recursos pendentes de julgamento em tribunais superiores. A prescrição ocorre quando termina o prazo para que a Justiça promova a punição contra um acusado de crime.

 

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença