conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Agora é lei: presença de doulas está garantida nos hospitais de Campo Mourão

Imagem: A Tenda – Foto com Afeto

A partir de agora, as doulas, profissionais que dão suporte físico e emocional à mulher antes, durante e após o nascimento da criança terão acesso garantido nas maternidades, casas de parto e hospitais das redes pública e privada de Campo Mourão. A lei foi sancionada pelo prefeito Tauillo Tezelli e publicada nessa sexta-feira (4), após ser aprovada na Câmara de Vereadores.

 “Cabe à Doula proporcionar informação, acolhimento, apoio físico e emocional às mulheres durante a gravidez, o parto e o pós-parto”

O texto faz parte da justificativa do projeto que foi proposto pelo vereador Edson Batillani e aprovada no mês passado. Porém antes de ser aprovado, o assunto foi amplamente debatido pelo Poder Legislativo.

A doula vem na frente de um movimento conhecido como humanização do parto e vários estudos falam de experiências mais positivas após o acompanhamento da doula no processo gestacional e no momento do nascimento do filho. A lei representa um grande avanço para o município permitindo, por lei, o direito a mulher de decidir  como irá conduzir o momento do nascimento do seu bebê.

Além das vantagens diretas a mulher, indiretamente  o sistema de saúde também ganha, pois além de qualificar o serviço, a presença das doulas permite a redução nos custos, dada a diminuição das intervenções médicas e do tempo de internação das mamães e dos bebês.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Comcam

Dois policiais militares ficaram feridos. O suspeito conseguiu fugir.

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.