Atraso na entrega de kits de proteção contra o coronavírus ocasionou o adiamento, por mais alguns dias, do retorno das atividades extracurriculares presenciais nas escolas públicas e particulares do Paraná. A notícia foi dada pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed), no sábado (17).
Estão autorizadas 54 escolas, do ensino infantil ao médio, de 30 cidades de todo o estado. Na região da Comcam, apenas o Colégio Helena Kolody de Terra Boa fará esse retorno.
Apesar de o retorno ter sido liberado a partir desta segunda-feira (19), a expectativa, agora, é que os estudantes estejam nas escolas na próxima quarta-feira (21).
Segundo o secretário de educação, Renato Feder, o motivo do atraso na entrega dos kits seria do fornecedor dos materiais. Os kits auxiliarão na higienização e proteção dos profissionais da educação nas escolas. A secretária ainda informou que sem os kits não haverá reabertura.
Critérios
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) encaminhou ofício para o Ministério Público do Paraná (MPPR) no último dia 1º onde se compromete a seguir alguns critérios para a volta às aulas. Entre eles:
- o controle da transmissão da doença com RT inferior a 1,0 e a diminuição constante na incidência, em pelo menos 50%, de casos confirmados e suspeitos, durante um período de três semanas;
- o sistema de saúde deve estar apto para detectar, testar, isolar e tratar pacientes e para rastrear seus contatos;
- os riscos de surto devem estar minimizados;
devem ser adotadas medidas preventivas, com a apresentação de um plano detalhado de medidas sanitárias, higienização e garantia de distanciamento entre as pessoas no ambiente escolar, salas de aula e transporte; - administrar os riscos de casos da doença originados de outros lugares; e orientar e instrumentar a comunidade para se adaptar às novas regras.
Posição dos Profissionais de Educação
Representantes dos professores, a App-Sindicato, esta orientando que a categoria e a comunidade que não retorne às escolas.
O presidente do sindicato, professor Hermes Silva Leão, destaca a preocupação da entidade com a vida dos trabalhadores, estudantes e suas famílias, diante dos riscos que a medida do governo oferece para aumentar os casos de infecção e mortes pelo novo coronavírus no estado.
Responsabilidade dos Pais
Pais e responsáveis dos estudantes das escolas estaduais deverão autorizar previamente o retorno dos filhos para as atividades por meio de um formulário que deverá ser impresso e entregue na escola.
O documento, que é obrigatório, indica que será de responsabilidade da família a comunicação de possível infecção pelo vírus da covid-19.
Leia Também:
Saiba quais são os 6 critérios para a retomada das aulas presenciais na rede pública do Paraná
Saiba quais são as 54 escolas que retornarão com atividades extracurriculares presenciais