O Secretário de Saúde Sergio Henrique dos Santos afirmou, nesta sexta-feira (15), que a vacinação contra a covid-19 começará na próxima semana. De acordo com a administração, a data foi divulgada durante uma reunião, realizada em Curitiba, na manhã quinta-feira (14) com o Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR).
Durante a reunião foi discutida as estratégias para a vacinação contra a covid-19 em todo Paraná. Segundo o Secretário Sérgio, “a expectativa é que a vacinação se inicie na próxima quarta-feira (20), o Governo Estadual se comprometeu em fazer o repasse de doses da vacina e de seringas”, ressaltou.
A Secretária de Estado da Saúde (Sesa) elaborou um Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, que contém informações sobre a população a ser vacinada, as fases e os tipos de vacinas, esse plano pretende seguir as orientações do Ministério da Saúde e deve começar as imunizações dos grupos considerados de risco.
A estimativa é que o Estado receba 100 mil doses do imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford e pelo Laboratório AstraZeneca. Além disso a expectativa é por outras mais 300 mil doses do imunizante Coronavac, do laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. As vacinas que serão destinadas ao Paraná devem ser distribuídas em 1.850 pontos de vacinação.
De acordo com o secretário, o grupo prioritário estadual é formado por cerca de 272 mil profissionais da linha de frente do combate à covid-19, índios acima de 18 anos mapeados em comunidades isoladas de 30 municípios do Paraná e idosos que vivem em asilos e casas de repouso. “Será um processo que deve durar o ano todo, de forma escalonada conforme forem chegando as vacinas. Mas a ideia é conseguir imunizar o grupo de risco em até 90 dias e quatro milhões de paranaenses até o fim de maio”, afirmou Beto Preto.
Ainda nesta sexta-feira o governo do estado enviou a 11ª Regional de Saúde, 40.700 itens, entre seringas, agulhas, máscaras descartáveis, máscaras Face Shield e aventais. Além destes materiais, foram enviadas mais carteirinhas de vacinação.
Não foram divulgado quantas doses serão encaminhadas para cada um dos municípios. Mesmo com o anúncio, a data de início da imunização depende da autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o uso emergencial das vacinas Coronovac e Astrazeneca. A decisão da Anvisa sai no próximo domingo (17).