Residentes do mesmo domicílio de pessoas diagnosticadas com a covid-19 atendidas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) também receberão atestado médico para ficarem em isolamento domiciliar.
A determinação está em decreto assinado pelo prefeito Tauillo Tezelli (Cidadania) e publicado em Diário Oficial no último dia 1° de junho.
O objetivo desta determinação, segundo o Secretário de Saúde Sérgio Henrique dos Santos, visa reduzir a movimentação de pessoas na UPA e consequentemente o risco de contaminação.
“Muitas pessoas estavam indo na UPA apenas para obter o atestado exigido pelos seus empregadores porque alguém na residência havia testado positivo. Agora o mesmo documento do paciente vale também para quem mora junto”, explica o secretário municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos.
Ele disse ainda que, se os familiares também vierem a apresentar sintomas, eles devem procurar atendimento médicos.
O secretário ressalta que a estrutura da UPA está voltada ao atendimento de pacientes com Covid, mas acaba recebendo muitas pessoas assintomáticas por conta da necessidade do documento. “Além de maior aglomeração, ainda sobrecarrega os servidores na Unidade neste momento em que estamos acima do limite da capacidade”, acrescenta o secretário.