conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Paraná

Paraná apresenta a maior taxa de transmissão de Covid-19 do Brasil

A cada 100 pessoas infectadas com o vírus, contaminam, em média, outras 143, um índice alto que mostra tendência de crescimento nos casos.

Desde o começo de junho, a taxa de transmissão do novo Coronavírus no Paraná está em níveis elevados, alta confirmada diariamente no número de casos confirmados da doença. Nesta sexta-feira (25), segundo o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, a taxa de transmissão da Covid-19, o chamado ‘R’, chegou a 1,43. O número significa que 100 infectados pelo vírus contaminam, em média, 143 novas pessoas. É a maior taxa registrada atualmente no Brasil.

Os dados são do sistema Loft.Science, que calcula o Rt médio de todos os Estados e do Brasil com base em um algoritmo desenvolvido pela empresa. “O indicador tem como objetivo estimar o nível de contágio pelo vírus em um território durante a pandemia. A contaminação está acelerada se a taxa está acima de 1, estável se é igual a 1 ou em queda se está menor que 1 – o único caso em que a situação epidêmica demonstra melhora. Quanto mais próximo de zero, menores as chances de contágio”, informou a Secretaria de Estado da Saúde.

O sistema aponta que, desde o dia 15 de junho o Paraná vem registrando uma taxa de transmissão acelerada, chegando a 1,05 e igualando o índice de contágio do Brasil, que também estava em 1,05. Hoje saltou para o Estado 1,43 e a taxa nacional, atualmente, está em 1,09. O segundo estado com maior taxa de transmissão, de acordo com o Sistema Loft, é o Rio Grande do Norte, com 1,35, seguido de São Paulo, com 1,15, e Paraíba, com 1,1.

Também nesta sexta-feira o Paraná confirmou o segundo caso da cepa B.1.617, a delta, mas popularmente conhecida como variante indiana.

“O estado ainda não pode ‘substituir’ a segurança pelo alívio da vacina no momento. Claro, um ano e quatro meses após o início da pandemia, gostaríamos de ter toda a população vacinada. Vamos continuar com o nosso decreto, os municípios também possuem os seus. Vamos fazer com que a vacina seja nossa esperança para os próximos dias”, disse o secretário.

Beto Preto também pediu à população que não escolha a ‘marca’ da vacina contra Covid: “Em primeiro lugar, não podemos escolher vacina. Qualquer vacina aprovada pela Anvisa tem ciência, valor e efetividade. Segundo lugar: já existem estudos que mostram que as vacinas do Brasil se mostram eficazes contra as variantes. E por fim, estamos trabalhando todos os dias, vacinação de domingo a domingo, meu respeito a todos profissionais de saúde do Paraná”.

Os dados do boletim epidemiológico o Estado acumula 1.252.076 casos confirmados e 30.212 óbitos. Há ainda em tratamento 4.890 pessoas que estão internadas em leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) e privados, de enfermaria e Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Conforme a Sesa, 94% dos leitos de UTI para adultos com coronavírus pelo SUS estão ocupados – mesmo com o aumento de leitos e 327 aguardam vagas.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Comcam

Dois policiais militares ficaram feridos. O suspeito conseguiu fugir.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.