A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou nesta sexta-feira (1) o primeiro caso da variante Delta da Covid-19 em Luiziana. Este é o terceiro diagnostico oficial da cepa na região de abrangência da 11ª Regional de Saúde. A identificação do vírus foi realizada por sequenciamento genômico no laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
A variante Delta já tornou predominante no Paraná, sendo responsável por mais de 90% dos novos casos de Covid-19, atualmente, segundo a Secretaria de Estado.
Além de Luiziana, Campo Mourão e Goioerê já confirmaram infecção pela variante Delta do cononavírus entre seus moradores. O último boletim epidemiológico publicado pela cidade no dia 30 de setembro registrava 822 casos confirmados e 14 mortes pela doença, desde o início da pandemia.
– Em Campo Mourão a confirmação foi publicada no dia 28 de julho, a paciente foi uma mulher, de 65 anos, que apresentou os primeiros sintomas no dia 30 de junho. Ela ficou internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) recebendo alta no dia 17 de julho. A mesma já havia recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
– O município de Goioerê, confirmou no dia 25 de agosto, o paciente, um homem de 39 anos, apresentou os primeiros sintomas no dia 16 de julho. O morador recebeu acompanhamento hospitalar, no entanto não necessitou ser transferido para UTI e já está recuperado.
Já em Luiziana não há informações detalhadas sobre o morador diagnosticado com a variante.
Mais confirmações
A Sesa também confirmou na tarde da sexta-feira mais 16 casos e seis óbitos no Paraná decorrentes de infecção causada pela variante delta e suas sublinhagens. Agora, o Estado soma 179 casos e 44 óbitos por causa desta variante.
Os novos casos foram registrados em Paranaguá, Pontal do Paraná, Curitiba, São José dos Pinhais, União da Vitória, Foz do Iguaçu, Cascavel, Cambé, Pitangueiras, Jacarezinho e Toledo.
Os óbitos são de Curitiba, Pontal do Paraná, Foz do Iguaçu, Cambé, Pitangueiras e Toledo. Já os óbitos são de três mulheres e três homens, com idades que variam de 61 a 89 anos.