conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Educação

APP Sindicato completa 70 anos com mobilização na Boca Maldita em Curitiba

Reprodução: G1-PR

A APP Sindicato, maior sindicato do Paraná, completa 70 anos nesta quarta-feira, 26, e a comemoração da data histórica será realizada na rua XV de Novembro, no centro de Curitiba.

No dia em que a APP completa 70 anos, a direção estadual, os professores e funcionários de escola estarão na Boca Maldita distribuindo bolo para a população. Durante a celebração haverá panfletagem na rua, apresentações culturais, exposição de fotos, e também um telão montado para apresentar à sociedade o clipe comemorativo.

A APP-Sindicato é uma instituição representativa fundada em 26 de abril de 1947. A então Associação dos Professores Paranaenses foi criada para reunir e defender uma categoria em busca do reconhecimento do seu trabalho e da legitimidade da profissão. Hoje, o Sindicato tem quase 75 mil professores e funcionários de escola da rede pública estadual – e também da rede municipal nas cidades onde não há sindicato – entre os sindicalizados e representa uma categoria de mais de quase 120 mil trabalhadores. No total, são 29 Núcleos Sindicais, espalhados por todo o Paraná.

O sindicato protagonizou momentos importantes da história do Paraná: “Surgiu no intuito de organização e de solidariedade, de direitos humanos, e não parou mais. Segue o fluxo da história fazendo um contraponto de muita luta de organização aos governos que se sucederam. Participou amplamente no período da Constituição de 1988, na reorganização na década de 80 dos movimentos sindicais. Esteve atuante esse período todo na antiga Confederação dos Professores do Brasil (CPB), que em 1990 se transformou na Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), e agora estamos de forma expressiva na direção”, enfatizou Marlei Fernandes, da APP.

O presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Silva Leão, em nome de toda categoria convida toda imprensa e população para participar deste ato de celebração à democracia. “Contamos com professores, funcionários e apoiadores das lutas para que venham celebrar os 70 anos de vida da nossa querida entidade. É a APP-Sindicato presente na história da educação do Paraná”, comemora o presidente.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença