conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Educação

Beto Richa declara guerra contra a autonomia universitária

17669015_943513302417879_499190214_o

O governador Beto Richa (PSDB) parece estar disposto a comprar uma nova briga com professores das sete universidades estaduais do Paraná.

Uma decisão do governo, anunciada aos reitores das universidades, obriga que situações como autorizações para licenças especiais e afastamento para realizações de cursos tenham de ser aprovadas pela Comissão de Política Salarial, do Palácio Iguaçu, que foi criada em janeiro de 2015 e é composta por secretários de estado.

Outro ponto que atinge direto os professores universitários, mas não só eles, é em relação as mudanças na chamada “TIDE” que agora terão que seguir caminho pela Secretarias de Ciência e Tecnologia, Administração e Fazenda para então chegar a CPS. Essa mudança pode ocasionar problemas sérios em projetos de pesquisa e extensão das universidades.

Os docentes alegam que essas medidas ferem a autonomia universitária e são um grande atraso para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão no estado. Podem significar um retrocesso muito grande nessa área. Os professores já convocaram assembleias para tratar destes anúncios e o clima de tensão deve aumentar entre governo e docentes universitários.

Governo voltou atrás na questão das hora/aula

Após muita pressão das universidades, incluindo nota de repúdio e ameça de não iniciar o ano letivo, o governo voltou atrás no corte de milhares de horas aulas e em consequência de professores temporários, que havia encaminhando as Instituições de Ensino Superior do estado.

No entanto, em relação as outras medidas o governo parece estar decidido a não volta atrás.

 

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença