Parte da história de Peabiru foi contada na noite desta quinta-feira, 09, durante a solenidade de abertura da fase regional do 59º Jogos Abertos do Paraná (JAPs). A comissão organizadora preparou uma série de atrativos que chamou atenção do público e tratou sobre os Caminhos de Peabiru e os índios Guarani, Kaingang, Xetá. Esses, são elementos que constituem o município e estão sendo amplamente valorizados como uma forma de resgate cultural e da memória local.
Além dos aspectos históricos narrados, toda a decoração foi temática e evidenciou a influência indígena no município. No desfile das delegações, por exemplo, os atletas passavam por uma oca. O acendimento da pira, realizado pela atleta Thaís Alves, representante do basquete, ocorreu em uma estrutura rústica de galhos e madeira que possibilitou a amarração com todo o roteiro elaborado. Ainda, os presentes puderam assistir ao curta-metragem “Peabiru este é o caminho”, lançado no final do ano, e acompanhar o juramento proferido pela atleta do voleibol, Vanessa Favorito.
O prefeito de Peabiru, Claudinei Antonio Minchio, participou da solenidade de abertura que contou com aproximadamente 2,5 mil pessoas. Na oportunidade, recepcionou o secretário estadual do Esporte e do Turismo, deputado Douglas Fabrício; o prefeito de Mariluz; o vice-prefeito de Roncador; vereadores de Peabiru e da região; secretários de Esporte e demais autoridades.
A fase regional que está sendo sediada no município conta com a participação de 24 municípios e cerca de 1.400 pessoas entre atletas e dirigentes nas modalidades de futebol, voleibol, bocha, basquete, handebol e bolão. A primeira etapa das disputas acontecem até domingo, 12, nos ginásios Ary da Silva, Menino Deus (APAE), do Colégio Olavo Bilac, no Estádio Ulysses França e no Country Club de Campo Mourão.