conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Campo Mourão apresenta alto índice de infestação pelo mosquito da dengue

A taxa de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, é de 9,72% no município.

Mosquito Aedes aegypti. Foto: Pedro Ribas/ANPr

O Levantamento de Índice Rápido (LIRA) realizado na semana passada pela Secretaria Municipal de Saúde constatou que a taxa de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, é de 9,72% no município. O índice é considerado de alto risco. 

Das 44 localidades pesquisadas, em 36 o índice está acima de 4 por cento. Em apenas três regiões na área central o índice foi zero. 

“São índices altíssimos, considerando a infestação de setembro que foi de 2,08 por cento.  A maioria dos focos está nas residências, o que demonstra o descaso da população com esse grave problema que a gente enfrenta todos os anos. O alerta é o de sempre: se a população não colaborar, o poder público não dá conta”, adverte a coordenadora do trabalho de campo, Marinalva Ferreira da Luz. 

De acordo com o Ministério da Saúde, o ideal é que este número esteja abaixo de 1%. O índice de infestação é obtido a partir dos resultados das amostras analisadas em laboratório e serve de base para o trabalho de combate ao mosquito.

As localidades com maior índice de infestação são os jardins Modelo (25,64%), Tropical/América (20,83%) e Indianapolis (20,00%). Dos 1.585 imóveis verificados, foram encontrados focos do mosquito em 154, sendo mais de 80% dos focos em residências, a maioria no lixo reciclável nos quintais.

As equipes de combate à dengue estão concentradas nas áreas de maior índice de infestação, eliminando focos e levando orientações aos moradores. “Todos já sabem que o tempo chuvoso e quente é o mais propício para a proliferação do mosquito. Mas não adianta saber e não agir”, reforça Marinalva, ao lembrar que contribuir para proliferação de doenças pode render processo criminal ao infrator.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.