A cidade de Campo Mourão comemora, nesta terça-feira (10), 76 anos de emancipação política, marcando mais um capítulo de sua jornada de desenvolvimento e crescimento. Um ato cívico em celebração à data será realizado, às 8h30, em frente à Prefeitura. O feriado municipal será no dia 16 de outubro, conforme estabelecido em lei.
Além da solenidade, uma extensa programação foi preparada para celebrar o aniversário da cidade. No Dia da Criança (12) serão realizadas atividades culturais e recreativas na Praça São José. No dia 13, a Orquestra Viola no Campo se apresenta no palco cultural montado na Praça, no dia 14 será a vez do Grupo Minuano. Também estão programados dois shows de artistas nacionais: César Menotti e Fabiano no dia 15 e a banda de rock IRA!, no dia 16.
O Festival de Teatro de Campo Mourão (FETACAM) também faz parte das comemorações e será realizado de 17 a 28 de outubro com Mostra Itinerante e Ações Formativas. No dia 21, um show aéreo será realizado no Aeroclube da cidade.
Histórico
Em 1947, Campo Mourão emancipou-se de Pitanga, tornando-se município pela Lei 02/47, sancionada pelo governador Moysés Lupion. José Antônio dos Santos é nomeado prefeito até a instalação do município e a posse de Pedro Viriato de Souza Filho, eleito prefeito com 230 votos.
Até a década de 60 o município compreendia toda a Microrregião 12 e os municípios que hoje a integram eram seus distritos administrativos. Na década de 80, foram desmembrados dois dos seus últimos distritos administrativos: Luiziana e Farol do Oeste, ficando sob sua tutela apenas o distrito de Piquirivaí.
Atualmente, o município conta com pouco mais de 99 mil habitantes e vem se destacando por sua evolução em áreas como infraestrutura, saúde, educação, esporte e cultura.