conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Campo Mourão ultrapassa 3 mil casos de dengue; região soma mais de 20 mil casos

A taxa de infestação do mosquito transmissor da dengue é de 4,30% no município. O índice preconizado pelo Ministério da Saúde é abaixo de 1%.

Campo Mourão ultrapassa 3 mil casos de dengue desde o início do ano epidemiológico (agosto de 2023 até agora). Nesse período também foram mais de 3 mil notificações emitidas pela Vigilância Epidemiológica. 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, de janeiro a março, somente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Pronto Atendimento do Lar Paraná registraram 8.152 atendimentos de pacientes com dengue. Nas Unidades Básicas de Saúde a média é de 90 atendimentos por dia de pacientes com suspeita de dengue.

O mais recente Levantamento do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRA), realizado em março, constatou que a taxa de infestação do mosquito transmissor da dengue é de 4,30% no município. O índice preconizado pelo Ministério da Saúde é abaixo de 1%.

Os locais com maior índice foram os jardins Fortunato Perdoncini (12%), Santa Nilce (8,70%) e Cohapar (8,33%). Os principais criadouros do mosquito Aedes aegypti estão no lixo descartado de forma incorreta (38,60%), vasos de plantas (27,70%) e pneus (10,80%). 

“O método mais eficaz de combater a dengue é eliminar os potenciais criadouros, mas o poder público não dá conta de fazer isso se não contar com a colaboração da população”, reforça a coordenadora do trabalho de campo, Marinalva da Luz. 

O município está em situação de emergência de dengue e as medidas de combate foram intensificadas. Também foi ampliada a estratégia de atendimento aos pacientes infectados, como contratação de mais médicos na UPA, funcionamento do PA do Lar Paraná aos sábados e domingos, além dos atendimentos nas UBS.

De acordo com o informe semanal da dengue divulgado pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) nesta terça-feira (23) os municípios pertencentes a 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão contabilizam 20.406 casos e 2 óbitos. 

Ao todo, os 25 municípios da região já notificaram 30.353 casos e registraram 24.550 casos prováveis. Entre os confirmados, 11 casos foram classificados como casos de dengue grave (DG) e 169 casos de dengue com sinais de alarme (DSA). Há também a informação que do total, 18.658 são autóctones, o que significa que o paciente contraiu a doença na região em que mora.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença