conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Coluna da Paula Fernandes

Coluna da Paula Fernandes: Ocupação Feminista

 

Coluna Paula FernandesNesta segunda-feira, durante o desfile de 7 de setembro em Campo Mourão, um grupo desfilou com faixas diferentes das tradicionais na cidade. O grupo, que se autodenomina Feminismo Marxista, realizou uma ocupação pelas ruas da cidade para levar sua voz e grito por uma sociedade sem opressões machistas.

Segundo uma das idealizadoras, Cristiane Ramos, a ocupação foi o primeiro ato do grupo para dar visibilidade à luta feminista. “Decidimos levar a conhecimento público que estamos nos organizando. Levamos nos cartazes os recortes de classe, raça e gênero e isso tem um significado, pois nos identifica como marxistas”, explica.

A ocupação é importante para Campo Mourão? Muito. É a partir da visibilidade que as pessoas passam a conhecer, reunir e discutir diversos assuntos. E o feminismo é outro deles. É fundamental que nossa sociedade possa conhecer mais para entender que a luta é muito mais do que justa.

Sobre ser marxista, Cristiane explica que se difere do feminismo das mulheres burguesas. “Feminismo classista é aquele que faz a luta junto aos trabalhadores”, completa. O grupo está em fase de estruturação, mas em breve outras ações serão realizadas para combater as opressões de gênero. Elas se encontram quinzenalmente para realizar estudos sobre marxismos e pretendem realizar um debate com mulheres de várias vertentes. “Isso será enriquecedor para as mulheres”, assegura.

Quer conhecer mais sobre feminismo e, mais especificamente, sobre o feminismo marxista? É uma ótima oportunidade para estudar o assunto e ser mais participativo nas decisões e políticas públicas para as mulheres na cidade, já que, aqui, esse assunto ainda é fraco.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença