conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Coluna do Austin Andrade

Coluna do Austin Andrade: Movimento “Acorda Comcam” em xeque nas próximas eleições.

 acorda

Numa democracia relativamente nova com a brasileira, é por certo ponto normal algumas coisas serem confundidas dentro do sistema político. Por exemplo, será que sabemos exatamente a função de um cargo legislativo? Aliás!! O que é o legislativo? Pergunta besta né? Nem tanto. Se pelo menos a gente sabe, muita gente que se diz “cidadão de bem”, ou entidades que deveriam defender os interesses da sociedade a qual pertencem, não sabem. Ou fingem não saber.

Por exemplo, quem é de Campo Mourão já deve ter visto o slogan “acorda Comcam” na qual se pede votos para candidatos de Campo Mourão e da região, como se isso fosse ajudar no desenvolvimento local. Pois bem! Será que ajuda? Sinceramente eu acredito sim, desde que o nobre deputado, ou deputada tenha o rabo preso com alguém, que promova políticas entreguistas baseada em agrados e que se comprometa a devolver essas benesses mais tardes, nem que seja lesando o estado.

Mais um exemplo, assim como um vereador, a função do deputado é “legislar”, é ajudar na criação de leis que visem melhorar o funcionamento da máquina administrativa, que grosso modo ajudem a população em suas mais explícitas funções. Isso desde leis que, por exemplo, propiciem melhores condições de vida, como leis trabalhistas, ou que ajudem a criar condições para melhor aproveitamento do sistema de ensino no estado.

E levar dinheiro para asfaltar determinado bairro? Muito bem! Isso na verdade seria colocar um pé na corrupção. Pois todo favor feito aqui, será cobrado lá na frente, o próprio jogo político mostra que infelizmente a coisa tem sido assim. Então pensando por esse viés, seria esse movimento “Acorda Comcam” um movimento corrupto? Não chego e nem tenho pretensão de chegar a tanto, eu até arrisco a dizer que não, pois em todos os segmentos possuem pessoas sérias, que realmente estão preocupadas com o todo. Mas posso afirmar com toda certeza que é sim um movimento infeliz.

Vejamos o exemplo mais perto de nós, o exemplo da nossa bela e amada cidade de Campo Mourão. Esse movimento patrocinado por entidades empresariais, o pomposo “Acorda Comcam” veio à tona, adesivos foram espalhados, entrevistas foram dadas, candidatos de outras regiões que aqui vinham eram chamados de “paraquedistas”, pois bem…elegemos dois deputados estaduais. Aí eu pergunto. E agora?

Um dos deputados simplesmente virou as costas para quem lhe elegeu e aceitou um cargo político no governo do estado, e o outro, que poderia representar os interesses da população local, prefere por conchavo político atender aos interesses do governo, mesmo que esses interesses venham prejudicar um estado inteiro num médio prazo. Mas claro!! Ele já está se articulando para trazer chequinhos e com isso deixar tudo bem. Aí que está a questão. Não pode.

Os deputados existem para defender os interesses de um todo em detrimento de interesses individuais. Esses nobres senhores seriam mais úteis, e teriam mais simpatia de toda população se conseguissem apenas cumprir com suas obrigações básicas, ou seja. Legislar. E nada mais que isso. Por causa desses jogos políticos que o movimento “Acorda Comcam” está na berlinda. Adianta votar em candidatos locais apenas por serem locais? Adianta colocar alguém que vai simplesmente atender aos interesses de um governo, que bem mais do acreditamos, tem interesses obscuros por trás? Eu sinceramente acho que não.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença