conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Comércio de CM é orientado para a Black Friday

Comércio em horário normal

O Sindicato Empresarial do Comércio de Campo Mourão e Região (Sindicam) distribuiu nota à imprensa com orientações aos empresários que pretendem participar na próxima sexta-feira (dia 25) do Black Friday. Criado nos Estados Unidos, ao que tudo indica no início dos anos 90, o evento mobiliza o comércio varejista, que funciona em horário especial e oferece grandes descontos aos consumidores.

A entidade empresarial de Campo Mourão acentua que é livre a participação das lojas, mas que os comerciantes devem observar alguns direitos dos comerciários. Os colaboradores das empresas que aderirem ao Black Friday devem receber R$ 16,50 para alimentação. Outra orientação é com relação ao pagamento de horas extras: tanto os colaboradores comissionados como os fixos devem receber hora extra e não pode ser adotado o sistema de compensação.

Ainda não foi fechado acordo entre o Sindicato Empresarial do Comércio (Sindicam) e o Sindicato dos Empregados no Comércio (Sindecam). A negociação está marcada para acontecer nesta terça-feira (22/11). As empresas participantes deverão estender o atendimento até às 22 horas.

 Black Friday

Trata-se de uma ação voltada ao fomento das vendas do comércio que é realizada anualmente na sexta-feira após o feriado de Ação de Gaças que é comemorado na 4ª quinta-feira do mês de novembro nos Estados Unidos. A ideia vem sendo adotada por outros países como Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal, Paraguai e Brasil.

A promoção teria surgido na Filadélfia (EUA), quando a polícia local chamava de Black Friday o dia seguinte ao feriado de Ação de Graças. Havia sempre muitas pessoas e congestionamentos enormes, já que a data abria o período de compras para o natal.

O primeiro Black Friday do Brasil aconteceu no dia 28 de novembro de 2010 e foi totalmente online. A data reuniu mais de 50 lojas do varejo nacional. Em 2013, a Black Friday no Brasil bateu seu recorde, lucrando R$ 770 milhões em comércio online. A segunda edição do Black Friday, em 25 de novembro de 2011, rendeu um faturamento de 100 milhões para o e-commerce brasileiro, representando um incremento de 80% em relação ao ano de estreia país.

O terceiro Black Friday ocorreu em 23 de novembro de 2012, em mais de 300 lojas virtuais. A quarta Black Friday, que caiu no dia 29 de novembro de 2013, mais uma vez bateu recorde de vendas, contemplando a venda tanto de bens, como produtos diversos, imóveis, carros, artigos infantis; utilidades domésticas, quanto de serviços, como turismo, festas infantis e comunicação.

O evento não tem regulamentação, nem organização centralizada. Qualquer empresa, tanto virtual, quanto física pode fazer promoções com o nome Black Friday.

1 Comentário

1 Comentário

  1. casacia.com.br

    2 de novembro de 2017 às 11:24

    Amei seu blog sobre playground infantil. Vou adicionar ao meu favoritos.

    Meu website https://www.casacia.com.br também possui diversos produtos sobre o
    assunto.
    Somos um novo loja online especializado em produtos de estante de montar e para
    estante de montar. Obrigado pela atenção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença