Após um levantamento abrangente sobre o transporte público, a administração municipal de Campo Mourão constatou a necessidade de um estudo técnico para analisar as condições atuais do serviço e a possibilidade da oferta do serviço gratuito à população. Para contratação do estudo, o Procon e o Instituto de Pesquisa e Planejamento (IPPLAN) firmaram uma parceria.
O estudo contratado tem como proposta revisar todo o sistema de transporte público de Campo Mourão e averiguar minuciosamente todos os aspectos, desde a eficiência operacional até a viabilidade financeira da gratuidade.
Além da infraestrutura atual, o estudo deverá mostrar a demanda dos usuários, a rota dos ônibus, a frequência das viagens e a condição da frota. Outro aspecto do levantamento serão alternativas para modernizar o sistema e garantir a viabilidade econômica do serviço gratuito sem comprometer a qualidade e o orçamento público.
“O município já subsidia parte da tarifa atual do transporte e vê a necessidade em modernizar o sistema”, ressalta o diretor do Procon, Sidnei Jardim, ao acrescentar que o serviço do transporte deve ser acessível, eficiente e se possível, gratuito. “Estamos analisando esta questão há meses e percebemos a necessidade da contratação de estudo aprofundado”, disse o presidente do IPPLAN, Carlos Alberto Facco.
Utilizar o transporte coletivo “circular” sem pagar tarifa na catraca início é uma proposta estudada pela Prefeitura Municipal de Campo Mourão desde o início de 2024.