O número de trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente do combate à pandemia, infectados por covid-19 no Paraná se aproxima de 7 mil. A categoria que mais registrou casos foi a enfermagem 3.080 profissionais.
Conforme números divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), na última atualização na quinta-feira (3) eram 6.999 profissionais infectados. No dia 7 de agosto o número de infectados era 4.403 e 29 óbitos. Um aumento de 59% nos casos e 124% nos óbitos nesse período.
O levantamento inclui médicos, enfermeiros, agentes de saúde, profissionais que atuam no ramo administrativo, de transportes, alimentação, laboratório, farmácia entre outros.
No Paraná, 65 desses profissionais não resistiram às complicações causadas pela doença e faleceram. O maior número de vítimas fatais também foi de enfermeiros: 21. Dez farmacêuticos também a vida, oito médicos e seis dentistas.
O caso mais recente é do médico Marcos Petyk Sereja, de 34 anos, que atuava no Samu de Guaratuba. Marcos ficou internado três semanas e faleceu no último dia 2. Listamos os outros sete médicos nessa reportagem.