conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

CRM-PR emite indicativo de interdição ética ao Hospital Santa Casa de Campo Mourão

Apesar da medida do Conselho, o hospital está aberto e segue atendendo os pacientes normalmente.

O Hospital Santa Casa de Campo Mourão, recebeu ato de indicativo de interdição ética do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) nesta terça-feira (30). Essa medida significa que o hospital ganha um prazo para corrigir as irregularidades apontadas pelo Conselho. Apesar da medida do Conselho, o hospital está aberto e segue atendendo os pacientes normalmente.

Procurada pelo Blog do Raoni a presidente da Santa Casa, Mariceli Bronoski, explica o motivo da notificação “devido a desafios nas áreas de Urgência e Emergência, Ginecologia & Obstetrícia e Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica, decorrentes da falta de incentivo financeiro”, informa a nota.

A notificação foi feita nesta terça, cumprindo assim a decisão adotada por unanimidade na sessão plenária realizada pelos conselheiros do CRM-PR na segunda-feira (29). O documento é assinado pelo presidente do CRM-PR, Romualdo José Ribeiro Gama, e pelo gestor do Departamento de Fiscalização do Exercício Profissional (DEFEP-PR), conselheiro Carlos Felipe Tapia Carreno.

A partir de agora, a Santa Casa tem prazo de 15 dias para corrigir as irregularidades observadas na fiscalização do CRM. Caso as exigências não sejam cumpridas, além da interdição ética, o quadro médico será proibido de exercer a atividade profissional em qualquer das suas áreas, nas suas dependências. 

Para conseguir evitar o que a presidenta da Santa Casa classifica de “iminente colapso” a instituição pede ajuda a autoridades que passa por problemas financeiros. “Solicitamos a colaboração das autoridades para uma revisão contratual”

Segundo o CRM-PR, a decisão encontra amparo no artigo 2° da Lei n° 3268/1957, que dispõe ser os Conselhos “órgãos supervisores da ética profissional em toda a República e ao mesmo tempo, julgadores e disciplinadores da classe médica, cabendo-lhes zelar e trabalhar por todos os meios ao seu alcance, pelo perfeito desempenho ético da Medicina e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exerçam legalmente”. Ainda, como previsto no artigo 23 do Código de ética Médica, “é direito do médico recusar-se a exercer sua profissão em instituição pública ou privada onde as condições de trabalho não sejam dignas ou possam prejudicar o paciente”.

NOTA DE ESCLARECIMENTO À COMUNIDADE DE CAMPO MOURÃO E REGIÃO.

Prezados moradores de Campo Mourão e Região.

Gostaríamos de informar sobre a atual situação do Hospital Santa Casa. O Conselho Regional de Medicina do Paraná determinou a interdição ética do hospital por 15 dias devido a desafios nas áreas de Urgência e Emergência, Ginecologia & Obstetrícia e Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica, decorrentes da falta de incentivo financeiro.

Essa medida busca proteger médicos, profissionais da saúde e pacientes, podendo ser revista após a correção das irregularidades. O hospital enfrenta dificuldades financeiras e na escala médica, podendo resultar na paralisação de serviços essenciais. Apelamos às autoridades por apoio para evitar esse iminente colapso.

A responsabilidade da União, Estado e Município no Sistema Único de Saúde (SUS) é crucial. Sem a devida subvenção financeira, a qualidade do atendimento e a operacionalidade do hospital estão ameaçadas. Solicitamos a colaboração das autoridades para uma revisão contratual e agradecemos antecipadamente pela atenção de todos.

Atenciosamente,

Mariceli Bronoski

Presidente

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença