conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Em CM: Imagem de Nossa Senhora das Dores é a peça mais antiga do Museu

 thumbnail_nossa-senhora-das-dores-2Uma imagem de Nossa Senhora das Dores, trazida de Portugal em 1700, é a peça mais antiga em exposição no Museu Municipal Deolindo Mendes Pereira, de Campo Mourão. Ela foi doada ao museu pela família Pereira, pioneira da cidade. A peça está em uma redoma de vidro na sala temática “Comércio e Religião”.

Já a peça mais recente é um lampião a querosene, utilizado na década de 60, que foi doado este ano por Antonio Neumann. “Ele teve o cuidado de doar todas as peças que compõem o lampião, inclusive um vidro nunca utilizado e um pavio que na época era conhecido por camisinha”, explica a coordenadora do Museu, Edina Simionatto.

Atualmente o Museu Municipal conta com mais de 600 peças, além de cerca de 800 documentos e mais de quatro mil fotografias. Segundo Edina, o acervo está em processo de informatização. “Todos os objetos são fotografados, medidos e registrados”, explica. O acervo é organizado em salas temáticas: Comércio e Religião, Viajantes, Pioneirismo, Saúde e Educação, Política-administrativa, além da sala da Imagem e do Som.

A coordenadora lembra que interessados em doar para o museu devem procurar o órgão para análise do objeto. “Acontece, às vezes, da pessoa fazer um descarte de objetos antigos na casa e achar que servem para o Museu. É preciso uma análise criteriosa”, informa, ao lembrar que é feito um termo de doação e registro em livro. “Uma vez doado, o objeto não pode mais ser retirado do Museu”, acrescenta.

VISITAÇÃO

O Museu é aberto ao público de terça a sábado e pode ser visitado por qualquer pessoa, sem prévio agendamento. “Já as visitas em grupo é preciso agendar”, explica Edina. O carro-chefe do Museu, segundo ela, é o projeto “Um Passeio pela Memória”, onde são agendadas visitas de alunos.

“Eles conhecem a história da cidade e região através de palestra e um audiovisual”, diz Edina. Além de trabalhar a história com as crianças, também há um projeto com os idosos, denominado Roda de Pioneiros. “É muito importante a participação da comunidade nas atividades do museu para o processo de preservação da história do município e região”, acrescenta Edina, que há 24 anos coordena o Museu.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença