conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Política

Em rede social, Juíza questiona “meritocracia”

Juíza Fernanda Orsomarzo

Juíza Fernanda Orsomarzo

A juíza de direito do Tribunal de Justiça do Paraná, Dra. Fernanda Orsomarzo, usou seu perfil na rede social para falar sobre a questão da meritocracia e questionar o discurso de que qualquer pessoa pode vencer na vida contando apenas com seus esforços, ou seja, com seus méritos.

Essa ideia da meritocracia tem defensores mas também críticos, justamente pelo Brasil ser um país tão desigual. Para refutar a tese da meritocracia, a Juíza escreveu um texto em sua rede social onde fala sobre sua própria experiência, de muito esforço, mas também de acesso a oportunidades que milhares de outros jovens brasileiros não tem.

A Juíza afirmou que “Todos têm suas lutas e histórias de vida. Todos enfrentam dificuldades e desafios. Porém, enquanto para alguns esses entraves não passam de meras pedras no caminho, para outros a vida em si é uma pedra no caminho”, se classificando como branca e parte de uma família de classe média que a possibilitou frequentar boas escolas, cursinhos e universidades.

Confira na integra o texto:

juiza-meritocraciaRalei duro para ser Juíza de Direito. Cheguei a estudar 12 horas por dia em busca da concretização do tão almejado sonho. Abdiquei de festas, passei feriados em frente aos livros, perdi momentos únicos em família. Sim, o esforço pessoal contou. Mas dizer que isso é mérito meu soa, no mínimo, hipócrita.

Em primeiro lugar, nasci branca. Faço parte de uma típica família de classe média. Estudei em escola particular, frequentei cursos de inglês e informática, tive acesso a filmes e livros. Contei com pais presentes e preocupados com a minha formação. Jamais me faltou café da manhã, almoço e jantar. Nunca me preocupei com merenda ou material escolar.

Todos têm suas lutas e histórias de vida. Todos enfrentam dificuldades e desafios. Porém, enquanto para alguns esses entraves não passam de meras pedras no caminho, para outros a vida em si é uma pedra no caminho. Meu esforço individual contou, mas eu nada seria sem as inúmeras oportunidades proporcionadas pelo fato de ter nascido – repito – branca e no seio de uma família de classe média minimamente estruturada.

O mérito não é meu. Na linha da corrida em busca do sucesso e realização, eu saí na frente desde que nasci. Não é justo, não é honesto exigir que um garoto que sequer tem professores pagos pelo Estado entre nessa competição em iguais condições. Nunca, jamais estivemos em iguais condições.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.