Diversos tipos de entulhos foram jogados na área habitada por indígenas, região localizada próximo ao Hipermercado Big em Campo Mourão.
Na manhã deste domingo, 8, a reportagem do Blog do Raoni esteve no local e constatou a presença de entulhos, como resto de obras e também móveis velhos. Nessa mesma manhã, entulhos de uma obra próxima foram deixados no local e só pararam de depositar os rejeitos quando um dos vizinhos interferiu na situação.
Os vizinhos do local relatam que é comum pessoas jogarem lixo no terreno onde estão os indígenas. Além disso, os vizinhos já presenciaram violência psicológica contra os índios, como por exemplo a ameaça de corte das árvores do local. Árvores chegaram a ser marcadas (foto) para mostrar onde seriam cortadas.
Relatos também indicaram que os indígenas sofrem com ameaças de pessoas que vão ao local e dizem que vão fechar o terreno com arame farpado, mesmo o local sendo uma área pública.
Reclamação na prefeitura
Em conversa com moradores da região, ficou claro que os vizinhos já fizeram algumas solicitações ao poder público local. Uma delas é a colocação de uma caçamba no terreno. A solicitação não foi atendida até o fechamento desta reportagem.
Os vizinhos contam que tem fornecido sacos de lixo para os indígenas que vem utilizando-os para manter o local limpo. “Algumas vezes eles vem em casa para pedir os sacos de lixo” conta uma das moradoras.
Origem
De acordo com a FUNAI, os índios que acampam em Campo Mourão são da etnia caingangue, da reserva de Manoel Ribas, onde residem mais de 450 famílias.