conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Todos

Evento comemora o centenário do primeiro prefeito de Peabiru

30. silvino lopesSilvino Lopes de Oliveira foi o primeiro prefeito eleito de Peabiru. Se estivesse vivo, completaria 100 anos nesta sexta-feira, 27 de maio. Para lembrar a data, a prefeitura do município, por meio da divisão de Cultura, realiza um evento especial no próximo dia 10 de junho.

A programação terá início às 10 horas com atividade no Obelisco da Praça Eleutério Galdino de Andrade. Na ocasião estarão presentes Inolan e Silvino Júnior, filhos do ex-prefeito, que receberão uma tela produzida pelo artista plástico, Lourival dos Santos. Após a solenidade será aberta a exposição “Silvino Lopes de Oliveira – 100 anos”, no Museu Caminhos de Peabiru. Os visitantes poderão conferir imagens e objetos do ex-prefeito que foram doados, recentemente, pela família.

O chefe da divisão de Cultura, Jair Elias dos Santos Júnior, explica que o evento só não ocorrerá nesta sexta-feira, 27, data do nascimento de Silvino, em função do Dia do Desafio realizado nesta quarta-feira e do feriado nacional de Corpus Christi.

Biografia

Silvino nasceu no município de Lapa, interior do Paraná, numa região conhecida como Areia Branca. Filho de Victor Modesto de Oliveira e Julieta Lopes, chegou em Peabiru no dia 2 de setembro de 1946. Na época, o município ainda pertencia a Campo Mourão. Exerceu a função de rádio-telegrafista e sua transferência foi motivada por fazer oposição ao governo de Moysés Lupion, quando ainda morava em Curitiba.

Foi um dos fundadores, em 1949, do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), que no ano seguinte viria compor a coligação que elegeu o médico Daniel Portella para a prefeitura de Campo Mourão. Em 1951 foi eleito vereador por Campo Mourão com 255 votos. Tomou posse em 5 de dezembro de 1951, ocasião em que elegeu-se presidente da Câmara Municipal.

Com a emancipação e instalação de Peabiru, por meio de legislações estaduais, foi eleito o primeiro prefeito do município. Em sua gestão foram erguidas escolas e abertas estradas, que rasgariam o território onde nasceriam cidades pólos do Paraná, como Umuarama e Cianorte.

Com recursos pessoais também viabilizou a compra dos primeiros móveis para o prédio da prefeitura. Construiu a praça central, hoje batizada com o nome do seu sucessor, Eleutério Galdino de Andrade. Na praça foi erguido o Obelisco com placas de bronze que homenageiam as pessoas que ajudaram no processo de criação do município.

Após conduzir a administração do município, elegeu-se suplente de deputado estadual nas eleições de 1954, perfazendo 2.334 votos, o que possibilitou assumir o cargo em substituição ao deputado Dr. Amaury de Oliveira e Silva. No pleito de 1958 foi reeleito deputado estadual pelo PTB. O terceiro mandato, ainda no PTB, aconteceu em 1962 após receber 6.559 votos. Na Assembleia Legislativa do Estado fez parte das comissões permanentes de Terras, Colonização e Imigração.

Durante a vida pública, Silvino merece destaque por ter sido oposição aos governadores Moysés Lupion e Ney Braga, mantendo-se fiel ao grupo político liderado pelo professor Bento Munhoz da Rocha Neto.

Mudou-se para Guaraqueçaba, no Parque de Superagui, onde disputou a prefeitura daquele município nas eleições municipais de 2000 pelo PPS, sendo considerado o candidato “mais idoso” daquela eleição no Brasil. Faleceu em 18 de setembro de 2002, aos 86 anos, deixando seis filhos: Ilmar, Inolan Antônio, Ivan Luiz, Ilian José e Silvino Júnior.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença