conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Cultura

Evento nacional sobre museus e bibliotecas terá participação de Peabiru

DSC08414Com o tema “Entidades, Acervos e Pesquisas” será realizado, em Curitiba, entre os dias 21 e 23 de setembro de 2016, a primeira edição do Seminário Nacional de Patrimônios, Arquivos, Museus e Bibliotecas. Peabiru é um dos únicos municípios interioranos que participarão da programação, a convite da comissão organizadora, com espaço especial para apresentar o trabalho que desenvolve.

O Círculo de Estudos Bandeirantes (CEB), responsável pela idealização e organização do evento, enviou a carta para a Divisão de Cultura de Peabiru nesta semana. No documento, enfatiza o exemplo do município principalmente no que se refere ao trabalho com o Museu Municipal Caminhos de Peabiru como justificativa para o convite.

Para o diretor da Divisão de Cultura, Jair Elias dos Santos Júnior, o convite representa uma vitória da cultura de Peabiru. “Na nossa gestão temos buscado organizar as ações e a política cultural do município de modo a valorizar o que já temos. Acredito que esse é um reconhecimento ao trabalho de nossa equipe e um incentivo para que a administração municipal continue apoiando e investindo nos nossos projetos”, pontua.

Além de Peabiru, Maringá é o único município do interior do Paraná que foi convidado. Segundo o organizador e integrante da CEB, Luciano Chinda Doarte, em março do próximo ano será a confirmação oficial dos participantes no evento que tem o intuito de promover um encontro com diversos profissionais, para contar sobre experiências, dificuldades, ações e planejamentos.

A comissão organizadora explica que o Seminário surgiu com objetivos variados tanto do Círculo de Estudos Bandeirantes (CEB) quanto da sociedade acadêmica, cultural e civil. Como expõe, a atividade colabora no sentido de fomentar as discussões na área de conservação, preservação e restauração de acervos, patrimônio, instituições culturais e detentoras de acervos; configura-se como mais uma oportunidade de discussão e apresentação de ideias, dificuldades, realidades e projetos, dado o fato de que o Brasil não possui tantos eventos do gênero; bem como a temática pode trazer conhecimentos diversos, desde a fundação de um novo museu em regiões distantes no país, quanto os modos de se tratar fotografias de família, dando maior vida útil a elas.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença