conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Inclusão Educacional chega a 650 alunos das escolas Municipais

thumbnail_sala alta dotação cidade nova

Mais de 650 crianças que precisam de cuidados educacionais especiais estão este ano integradas à rede de atendimento da Secretaria de Educação de Campo Mourão atendendo aos objetivos da Educação Inclusiva. Os alunos contam com assessoramento e avaliações, atendimento educacional especializado e recebem a garantia do direito ao acesso à educação nas Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil.

Para o efetivo atendimento educacional especializado e a crescente demanda, a Educação Especial conta com 30 Salas de Recursos Multifuncional, duas Salas de Recursos Multifuncional para altas habilidades/superdotação, uma Sala de Recursos Multifuncional de estimulação essencial, sete Classes Especiais, uma Escola Bilíngue na área da surdez, o Centro de Atendimento Especializado para Deficiência Visual (CAEDV) na Escola Florestan Fernandes e o Centro de Atendimento Especializado para a deficiência auditiva (CAE) na Escola Bilíngue para Surdos Espaço Aberto.

Os atendimentos acontecem através da Divisão de Educação Especial e Inclusão Educacional que conta com a equipe multiprofissional composta por 8 profissionais especializados e um  médico neuropediatra que acompanha os alunos da rede municipal com consultas mensais.

Segundo a responsável pelo setor, Ana Kaffa Hauagge Ribeiro nos casos em que os alunos necessitam de apoio individualizado na sala de aula do ensino regular, após solicitação médica e parecer da equipe multiprofissional, professores ou estagiários atuam como mediadores no processo de ensino e de aprendizagem.

Ana Kaffa destaca ainda que para a identificação das necessidades especiais e assessoria aos professores e orientadores, a Secretaria da Educação desenvolve o projeto Caminhos da Aprendizagem que tem como objetivo principal detectar precocemente patologias através de avaliações, metodologias específicas, entre outros recursos e encaminhamentos.

“Buscamos na equipe da educação especial novos caminhos e trabalhar de maneira preventiva com o olhar diferenciado já na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Quanto antes detectarmos os obstáculos que impedem a criança de se desenvolver, melhores serão os resultados futuros. Queremos não só garantir o direito de acesso aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, transtornos funcionais específicos e altas habilidades ou superdotação como também que consigam permanecer ao longo de sua trajetória escolar na rede de ensino”, complementa a chefe da Divisão de Educação Especial e Inclusão Educacional de Campo Mourão.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença