conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Paraná

Leis estaduais beneficiam e incentivam a doação de sangue no Paraná

Descontos em eventos culturais e isenção das taxas de concursos estão entre os benefícios.

Isenções nas taxas de concursos públicos e descontos em eventos culturais e artísticos são alguns dos benefícios que os paranaenses podem aproveitar ao se tornarem doadores de sangue. As duas medidas são leis estaduais e foram criadas na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para incentivar a procura por doações.

Os bancos de sangue do estado mantêm campanhas constantes para atrair novos doadores, mas a mensagem é intensificada durante o mês de novembro, período em que foi instituída a Semana de Doação de Sangue Estadual. A data coincide com o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, 25 de novembro.

Este ano a chamada é ainda mais importante. Durante a pandemia houve uma redução de 40% no número de doações no Paraná. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), o estoque dos bancos de sangue baixou para todos os tipos sanguíneos.

Até o final do mês de agosto, o Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná) coletou 113 mil bolsas. No ano passado foram 170 mil bolsas contra 186 mil bolsas coletadas em 2019. O objetivo é intensificar as campanhas para cativar novos doadores regulares de sangue.

Com a lei 19.293/2017, quem é cadastrado como doador de sangue não precisa pagar taxas de inscrição em concursos públicos e processos seletivos de vagas no poder público estadual. Vale para quem é doador pelos sistemas municipais, estadual ou nacional. A regra está discriminada em todos os editais convocatórios no Paraná.

Sendo doador é possível também conseguir desconto de 50% nos ingressos de shows, cinemas, teatros e eventos esportivos. Vale até mesmo para zoológicos e pontos turísticos públicos. São beneficiados pela lei 13.964/2002 os doadores regulares registrados no Hemocentro e nos bancos de sangue dos hospitais estaduais.

Julho Vermelho

Esse não é o único período do ano em que a doação de sangue é tema central. Instituído pela lei 20.992/2020, o mês Junho Vermelho é dedicado às ações de conscientização e incentivo à doação de sangue. Durante o período são realizadas ações de conscientização e incentivo, por meio de reuniões, palestras, cursos, oficinas, seminários e distribuição de material informativo. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue e estimular a realização da doação de sangue.

Como doar

O Hemepar tem 22 unidades e atende 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos em todas as regiões do estado. Qualquer pessoa com idade entre 18 e 69 anos pode doar. Menores com 16 ou 17 anos de idade, com autorização, também. É preciso pesar mais de 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado.

Só é cobrada apresentação de documento oficial com foto. Pessoas vacinadas contra a Covid podem doar sangue, desde que aguardem o prazo de imunização de cada vacina. O agendamento para doação pode ser feito gratuitamente pelo site da SESA.

Todos os detalhes dessas e de outras leis estaduais você confere no aplicativo Agora é Lei no Paraná, disponível para download em todas as plataformas de celular.

Hemonúcleo – Campo Mourão

Com informações Alep

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença