conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Paraná

Paraná celebra mês da conscientização sobre doação de órgãos

A Secretaria de Estado da Saúde e o Sistema Estadual de Transplantes celebram o Setembro Verde: mês dedicado ao incentivo e conscientização da importância da doação de órgãos. Atualmente no Paraná, mais de duas mil pessoas aguardam por um transplante.

Dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) mostram que o Paraná mantém a liderança nacional em doações no primeiro semestre deste ano. O Estado atingiu a marca de 44,1 doações efetivas por milhão de população (pmp), acima dos demais estados e da média nacional que fechou em 15,8 pmp.

De janeiro a junho de 2020, foram 558 notificações de potenciais doadores e 252 doações, que corresponderam a 385 transplantes de órgãos. Além disso, o Estado se mantém no topo da lista em transplantes renais e em segundo lugar em transplantes de fígado, com uma média de 45,7 e 19,2 pmp, respectivamente.

O Paraná proporcionalmente é o Estado que mais tem doações de órgãos e também o que tem a menor recusa familiar na doação. “É importante falar sobre isso porque estatisticamente todos nós temos cinco vezes mais chances de precisar de um órgão do que de efetivamente encontrarmos um doador”, afirmou.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença