O início da vacinação contra a covid-19 no Paraná estava previsto para acontecer simultaneamente com o restante Brasil na quarta-feira (20), foi antecipada para esta segunda-feira (18), às 17h. De acordo com o governo, primeira dose será aplicada no Hospital do Trabalhador, em Curitiba.
Segundo o Ministério da Saúde, Paraná receberá Até agora, o Paraná tem garantidas 265.600 mil doses da vacina Coronavac , que devem chegar em 6.640 caixas nesta. Até sexta-feira (15), a expectativa era de 400 mil doses para o Paraná, sendo 300 mil de Coronavac fabricadas pelo Instituto Butantan e 100 mil doses da Oxford / AstraZeneca importadas da Índia pelo Ministério da Saúde. Entretanto, o contrato com o Governo da Índia assinado no último dia 8 de janeiro permite a entrega em até 90 dias.
As primeiras vacinas que serão aplicadas no Estado devem ser descarregadas no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, às 14h. Não há informações ainda sobre a primeira pessoa que deve receber a dose no estado.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) esteve no evento de distribuição das doses da Coronavac na manhã desta segunda-feira no Centro de Distribuição Logística do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP) e posteriormente por uma rede social ele publicou. “Declaro abre uma campanha de vacinação contra o coronavírus no estado do Paraná. A partir de hoje, escreveremos um novo futuro.”
De acordo com o governo estadual, as demais doses serão distribuídas aos municípios pelos próximos dois dias. Inicialmente o Plano Estadual de Vacinação previa que a 11ª Regional de Saúde receberia 7.200 doses da vacina, contudo, em informação atualizada nesta segunda-feira, com o Estado recebendo menos doses a região receberá 3.440 doses para a primeira aplicação.
Na primeira fase da vacinação, o Ministério da Saúde prevê que sejam vacinadas no Paraná:
- 102.959 trabalhadores de saúde,
- 12.224 pessoas com mais de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência,
- 10.816 indígenas,
- 482 pessoas com deficiência que vivem em instituições de longa permanência.
Plano de vacinação
O governo informou que os seguintes grupos serão vacinados até o fim do 1º semestre de 2021:
- Primeira fase
Trabalhadores da saúde;
Idosos a partir dos 75 anos de idade;
Pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência, como asilos e instituições psiquiátricas;
População indígena.
- Segunda fase
Pessoas de 60 a 74 anos.
- Terceira fase
Pessoas com comorbidades, que possuem doenças renais crônicas, cardiovasculares, entre outras.
Com informações AEN
Primeira vacinada no Brasil é enfermeira de 54 anos
Coronavac: 6.711 profissionais de saúde e 489 idosos institucionalizados serão vacinados na região