conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Paraná

Portaria autoriza uso da Força Nacional em apoio ao Paraná

Medida é parte de acordo de cooperação entre Brasil e Paraguai para conter violência causada pelo narcotráfico.

Foto: Acervo da Força Nacional de Segurança Pública.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio ao estado do Paraná e aos órgãos de segurança pública, prioritariamente nos municípios de Guaíra, Icaraíma, Alto Paraíso e Foz do Iguaçu.

A medida faz parte de um acordo de cooperação entre Brasil e Paraguai para conter a escalada de violência causada pelo narcotráfico. Ao menos 160 pessoas morreram na disputa pelas rotas do tráfico de drogas em 2021 na fronteira entre os países. 74 dessas mortes foram no lado brasileiro e 86, no paraguaio. A região está em conflito desde 2016, quando crime organizado de origem do Brasil passou a controlar o tráfico de drogas na fronteira.

De acordo com portaria publicada mesta segunda-feira (29) no Diário Oficial da União, a medida tem “caráter episódico e planejado”, em atividades “imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio”.

O período de emprego da Força Nacional é de 1º de dezembro de 2021 a 5 de março de 2022 e poderá ser prorrogado em caso de necessidade.

Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o efetivo da Força Nacional atuará em apoio ao policiamento ostensivo na região de fronteiras, “com abordagem de veículos e pessoas que diariamente transitam na região, principalmente vindo de outras localidades”. O ministério acrescentou que o efetivo da Força Nacional se desloca, via terrestre, amanhã (30), com previsão de chegada no dia 1°.

Ponte da Amizade, que une o Brasil ao Paraguai. Foto: Ekem/Wikimedia Commons

Com Poder 360

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença