conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Cultura

Prefeito de Peabiru sanciona lei sobre patrimônio cultural

DSC09193

O prefeito de Peabiru, Claudinei Antonio Minchio (PT), sancionou nesta última quarta-feira, 13, a lei que trata sobre a preservação do patrimônio cultural e natural do município. O objetivo da administração é realizar o tombamento dos bens de modo a preservar a historicidade e garantir a proteção e conservação dos mesmos em sua forma original.

A lei, aprovado pela Câmara de Vereadores em dezembro, inclui a criação do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac) e do Fundo Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural. O Conselho terá a função de ser o inventariante cultural do conhecimento das tradições do município.

O diretor da Divisão de Cultura, Jair Elias dos Santos Júnior, agradece a Câmara de Vereadores pela aprovação do projeto. “O Poder Legislativo de Peabiru deu uma importante contribuição para a preservação da história da cidade com a aprovação do projeto, sem emendas e por unanimidade”, agradece.

Segundo o diretor, a lei tombou automaticamente os prédios da prefeitura, Casa da Cultura e Museu Municipal “Caminhos de Peabiru”. O próximo passo será registrar os bens no livro tombo específico e viabilizar o tombamento de outros bens como a Igreja Matriz, o Obelisco da Praça Eleutério Galdino de Andrade e as ruínas da Olaria Peabiru, por exemplo.

Com a sanção serão nomeados os membros que farão parte do Compac para proceder as análises e processos de novos tombamentos. Na lei já estão especificados os procedimentos e regulamentos para o processo de tombamento, sobre a proteção e conservação dos bens tombados, as penalidades caso não sejam cumpridas as determinações da lei, sobre as responsabilidades do Conselho, o objetivo e funcionamento do Fundo de Proteção do Patrimônio Cultural.

Jair Elias salienta que a lei foi elaborada seguindo orientações estaduais e federais visando dar reconhecimento aos valores tradicionais, intrínsecos aos bens culturais existentes em Peabiru. “Queremos expressar e preservar de maneira efetiva a história e cultura presentes em meio à comunidade, a qual se encontra em permanente transformação”, argumenta.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.