conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Procon determina suspensão da venda de petiscos suspeitos de causar morte de cães

A decisão se deu após a morte de 50 cachorros que morreram em nove estados ingerindo petiscos com suspeita de contaminação.

O Procon de Campo Mourão determinou a suspensão imediata da venda de petiscos suspeitos de contaminação para cães. A decisão se deu após a morte de quase 50 cachorros nos estados de Alagoas, Goiás, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e no Distrito Federal. A Polícia Civil está investigando o caso e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) mandou retirar os lotes de circulação.

O diretor do Procon, Sidnei Jardim, esclarece que é dever do Procon zelar pela segurança dos consumidores e agir rapidamente nestes casos de produtos contaminados.“As empresas foram recomendadas a restituir os consumidores que compraram os produtos investigados da marca Bassar nos últimos 30 dias e deverão prestar esclarecimentos ao Procon no prazo legal”, informa o diretor.

As investigações tiveram início após tutores de animais de estimação observarem que pets saudáveis começaram a ficar doentes e falecer. Laudo preliminar divulgado pela Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com base na necropsia de dois dos animais intoxicados, identificou a presença de monoetilenoglicol no corpo de um deles. 

Trata-se de dois lotes da matéria-prima propilenoglicol, produzida pela fornecedora Tecno Clean Industrial Ltda, que foram usados nos petiscos. O propilenoglicol é um insumo utilizado pelo setor industrial na fabricação de alimentos para humanos e animais, adquirido pela empresa de um de seus fornecedores. O material estaria contaminado com etilenoglicol, substância tóxica também encontrada no caso da Cervejaria Backer, quando dez pessoas morreram e várias outras acabaram internadas e com sequelas permanentes.

Em nota, a Bassar Pet Food anunciou um recall de seus produtos, Every Day sabor fígado (lote 3554) e Dental Care (lote 3467). A fabricante solicita aos consumidores que entreguem no local de venda os itens que já tenham adquirido anteriormente. “A Bassar Pet Food é a maior interessada no esclarecimento dos fatos, apoia as investigações do Mapa e das autoridades policiais e está colaborando com as investigações para a elucidação do caso”, informou o comunicado.

A empresa reforçou que o etilenoglicol não faz parte de nenhuma etapa da sua cadeia de produção. “Em complemento às investigações oficiais, estão sendo finalizados trabalhos de perícia na Bassar Pet Food em todo o processo de produção e maquinários em sua própria fábrica e de todas as matérias-primas que compõem seus produtos finais, cujas análises preliminares convergem no mesmo sentido do que está sendo apontado pelas autoridades”, acrescentou a nota.

Da Redação com Agências

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença