conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Projeto ocupa Praça São José todos os domingos oferecendo empréstimo de livros

Ciente dos benefícios do hábito, a Cooperativa não impõe obstáculos para o empréstimo das obras.

Projeto ocupa Praça São José todos os domingos oferecendo empréstimo de livros. Foto: Instagram

Com objetivo de incentivar a cultura literária e o hábito da leitura em todas as idades, um grupo de voluntários, liderados pela professora de história Nair Sutil, criaram há quatro anos a Cooperativa do Livro, iniciativa que realiza empréstimos de livros à comunidade.

Todos os domingos na Praça São José junto à Feira Criativa, das 9h às 12h, é possível encontrar o grupo, seus livros e uma enorme vontade de descobrir novos leitores. “Somos um país com muitas desigualdades e uma delas é a de acesso a bens culturais e nós entendemos o livro como um bem cultural que deve estar a disposição de todos, tipo um item na nossa cesta básica de alimentos”, afirma a professora.

As ações antes concentradas na feira aos domingos, recentemente ampliou seu território,  a Cooperativa do Livro estabeleceu uma parceria com o Leituras et Cetera Projeto de Extensão do Colegiado de Letras, Universidade Estadual do Paraná (Unespar) coordenado pelo professor Antonio Carlos Aleixo estendendo o projeto aos municípios de Araruna, Engenheiro Beltrão,  Mamborê e Ubiratã. Além disso, o grupo mantém um ponto de leitura no bairro Santa Cruz, no Salão da Marta, onde as pessoas também podem fazer empréstimos.

A leitura estimula a criatividade, melhora o vocabulário e desenvolve o pensamento crítico. Ciente dos benefícios do hábito, a Cooperativa não impõe obstáculos para o empréstimo das obras. “Nossos empréstimos são sem burocracias, pedimos apenas o nome e um número para contato e a pessoa pode ficar com o livro pelo tempo que necessitar para a leitura, um mês ou mais” explica Nair.

No acervo estão clássicos, romances, poesias, contos de fada, biografias, títulos acadêmicos, histórias em quadrinhos e livros infantis. Todos estes títulos encontram um variado perfil de leitores crianças, jovens, adultos e idosos.

Para mais informações basta conferir o instagram do projeto instagram.com/cooperativadolivro/ 

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença