conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Paraná

Sem leitos em hospitais, pacientes com covid-19 aguardam dentro de ambulâncias em Umuarama

Samu em Umuarama, orientou seus socorristas a permaneceram com os pacientes atendidos nas ambulâncias até que seja possível o remanejamento dos mesmos para leitos hospitalares.

“Não temos mais o que fazer. Todos os leitos possíveis estão lotados”. A fala, extremamente preocupante, é do médico Alain Barros Correa, do Samu de Umuarama, que vive um verdadeiro colapso no sistema de saúde por conta da explosão no número de positivados de covid-19 e de pessoas que necessitam de atendimento médico por causa das complicações causadas pelo vírus.

Em nota emitida na noite de terça-feira (1º), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Umuarama alertou que a prestação de serviços pode ser interrompida a qualquer momento, pois as ambulâncias do serviço de atendimento médico estão sendo utilizadas de maneira provisória como leito para pessoas que tiveram agravamento do caso por conta da covid-19 e não encontraram nenhuma vaga nos hospitais do município.

A orientação do Samu para este momento é que seus socorristas permaneçam com os pacientes atendidos nas ambulâncias até que seja possível o remanejamento dos mesmos para leitos hospitalares.

Na cidade a ocupação de UTIs exclusivas para covid supera os 100% – há 38 pacientes, embora o número de leitos contratados junto aos hospitais locais seja 37
.
Leia na íntegra a nota do Samu:

Boa noite a todos. Venho por meio desta comunicar que infelizmente chegamos ao esgotamento das possibilidades em dar vazão à demanda de atendimentos no município de Umuarama.

As informações de que dispomos na Central de Regulação de Urgências neste momento é de que o Instituto Nossa Senhora Aparecida está fechado; Cemil e Norospar encontram-se com todo o espaço físico dos pronto socorros ocupado, sem macas; UOPECCAN ainda permanece apenas como referência para quadros suspeitos ou confirmados de COVID; Pronto Atendimento Municipal permanece em situação de esgotamento de recursos e estrutura.

Desta forma, comunico que infelizmente, não há pontos de atenção em Umuarama disponíveis para quaisquer tipos de atendimento. Em última instância, as viaturas do SAMU permanecerão paradas em frente às portas dos pronto socorros, aguardando algum tipo de remanejamento interno.

Neste momento, a única UTI Móvel de toda a 12° Regional de Saúde já encontra-se parada em frente ao Pronto Socorro do Norospar. Eventuais próximas ocorrências seguirão a mesma orientação, até o empenho de todas as viaturas. Neste ponto, não haverão também ambulâncias para atender a qualquer tipo de ocorrência que por ventura apareça.

Com RiNotícias

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.