conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Paraná

Tarifa de água fornecida pela Sanepar terá aumento de 8,23% a partir de maio

O aumento foi homologado nesta semana e passar a valer a partir do dia 17 do mês que vem.

Tarifa de água fornecida pela Sanepar terá aumento de 8,23% a partir de maio.

A conta de água será reajustada a partir de maio no Paraná. O aumento na tarifa da Sanepar, de 8,23%, foi homologado nesta semana pela Agência Reguladora do Paraná (Agepar) e passar a valer a partir do dia 17 do mês que vem.

De acordo com o órgão, o percentual que contempla o reajuste tarifário de 2023 abrangeu a análise dos custos e investimentos da Sanepar, projeções de mercado, base de ativos, entre outros elementos.

Para a definição do índice, a equipe técnica levou em consideração, ainda, as contribuições populares apresentadas de uma audiência pública realizada na última terça-feira (18).

A revisão, anunciada nesta quinta-feira (20), prevê uma nova estrutura tarifária, que entrará em vigor em 2025. Entre as mudanças previstas está a substituição da cobrança fixa por consumo mínimo.

A Agepar aponta que, na prática, trata-se de um incentivo para que os usuários do serviço evitem o desperdício de água, pois a cobrança será proporcional ao volume consumido.

“Aqueles que consomem menos de 5m³ serão os mais beneficiados, porque pagarão apenas a tarifa básica de disponibilidade (TBD) mais o consumo que tiverem. Por exemplo, na estrutura atual, quem consome 0m³ ou 4m³ paga por 5m³, que é a cobrança fixa por consumo mínimo. Na nova estrutura, quem consome 0m³ pagará apenas a TBD. Já quem consome 4m³ pagará a TBD mais o consumo de 4m³. Neste novo modelo, quem consome mais pagará mais, porém o pagamento será proporcional, pois haverá oito faixas de consumo, em vez de apenas seis”, explica Christian Luiz da Silva, chefe de Coordenadoria de Saneamento Básico da Agepar.

A tabela com os novos valores para cada segmento e faixa de consumo será publicada no Diário Oficial da União.

A revisão tarifária contou com quatro consultas públicas, além de uma audiência popular. A Agepar recebeu quase 700 contribuições da população, que auxiliaram a equipe técnica da Agência a encontrar a melhor proposta de Revisão Tarifária para o serviço de saneamento básico.

Com Portal Paraná

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença