Após o início da campanha de vacinação contra a covid-19, Campo Mourão não registrou mais idosos acima de 90 anos entre os pacientes internados com diagnóstico positivo para a doença, é o que publicou a Prefeitura Municipal em seus canais oficiais na tarde desta segunda-feira (26).
Segundo o monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde, o recuo na confirmação de novos pacientes infectados têm ocorrido desde o mês de fevereiro, tanto nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) como na enfermaria da Ala Covid dos hospitais Santa Casa e Central Hospitalar.
Os dados mostram que considerando a proporção do total de pacientes hospitalizados, esta faixa etária representava 5,71% das internações em janeiro. No mês seguinte o município começou a imunização neste grupo. E agora, em abril, é possível afirmar que a cidade zerou este índice.
Números publicados pelo Portal da Transparência Coronavírus do Governo do Estado do Paraná comprovam também a queda no registro de casos confirmados.
Em 2020, 0.30% dos diagnosticados com a doença na cidade tinham idade superior a 90 anos. Até o momento este número esta em 0,11%. Já entre os óbitos, a redução foi ainda maior, saindo de 6,15% para 1,01% no mesmo período.
Esses são os primeiros indicadores positivos apresentados pelas autoridades de saúde desde que a população da cidade passou a receber as doses dos imunizantes CoronaVac e AstraZeneca. Conforme a publicação a administração municipal avalia a efetividade do imunizante para prevenção dos casos graves. “Essa é uma ótima notícia que reforça ainda mais a importância da vacinação para salvar vidas”, informa o texto.
Após viver um pico da doença no mês de março e implementar medidas mais rígidas para restrição de circulação da população, a área da saúde já havia registrado, no último dia 8 de abril, uma queda de 30% no número de pacientes atendidos pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA). E até o momento, abril registra um número de casos confirmados 60% menor comparado ao mês anterior.