conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Alta de casos de covid-19 leva à suspensão da internação de novos pacientes em hospitais de Campo Mourão

Instituições alertam para colapso e em nota informam que estão “sem condições de receber novos pacientes”.

Na manhã deste domingo (16) os hospitais de Campo Mourão que atendem pacientes com a covid-19, Santa Casa e Central Hospitalar, publicaram comunicado informando que as instituições estão em situação de colapso e solicitam o desvio de fluxo para outras instituições.

A medida foi tomada devido os Centros de Terapias Intensivas estarem lotados, as altas taxas de ocupação dos leitos de enfermaria e muitos pacientes em estado crítico, aguardando na UPA uma vaga para internação. 

As instituições estão em situação de colapso, a nota da Santa Casa diz que estão,“sem condições de receber novos pacientes.”

Já o informe da Central Hospitalar comunica que “pacientes com sintomas gripais, suspeitos ou confirmados covid-19, dirigirem-se a outra unidade de atendimento”.

Nos cinco primeiros meses deste ano, o número de casos de covid-19 e de mortes relacionadas à doença dispararam em Campo Mourão. O reflexo disso é visto nos hospitais, até início de março somente a Santa Casa atendia pacientes infectados com ala exclusiva até que foram habilitados novos leitos na Central Hospitalar. No entanto, isso não poupou a cidade de viver o cenário de caos.

Mesmo com este aumento de leitos, no mês de março os hospitais passaram quase dez dias com as taxas de ocupação de leitos de enfermaria e UTI’s com a capacidade máxima, muitas vezes acima dos 100%. 

Em abril houve uma descompressão no ritmo de internações dos hospitais por conta da diminuição de circulação das pessoas por conta de decretos, mas o retorno da flexibilização trouxe novamente uma alta taxa de contágio na população e consequentemente mais moradores adquirindo a forma grave da doença. 

Segundo o boletim epidemiológico, desde o dia 29 de abril às enfermarias covid de Campo Mourão estão acima de 100% da taxa de ocupação, ou seja, com mais pacientes que a capacidade e em 6 de maio esgotaram-se os leitos de UTI. 

A cidade de Goioerê vive a mesma crise, a UTI e a enfermaria da Santa Casa entraram em colapso total, com UTI com 100% de ocupação e a enfermaria com 110%. 

A instituição informou que hoje, domingo, há dois pacientes intubados na enfermaria, e outros dois em estado gravíssimo que podem ser intubados a qualquer momento.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença