conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Cai índice de infestação da dengue, mas risco ainda é alto em cinco localidades

Levantamento constatou um índice geral de 0,99%, índice dentro do preconizado pelo Ministério da Saúde. No entanto em cinco localidades o índice ficou acima de 4%, que é classificado como alto risco de infestação.

O município de Campo Mourão se mantêm em alerta no combate à dengue, o Levantamento de Índice Rápido (LIRA) que verifica a infestação do mosquito Aedes aegypti realizado na semana passada, constatou um índice geral de 0,99%. Esse número está dentro do preconizado pelo Ministério da Saúde, que é abaixo de 1%. No entanto em cinco localidades o índice ficou acima de 4%, que é classificado como alto risco de infestação.

Os números foram apresentados na sexta-feira (2) pela Vigilância Epidemiológica, ligada à Secretaria de Saúde. Das 43 localidades em que a cidade é dividida, em 32 o LIRA constatou índice zero de infestação, o que contribuiu para baixar a média geral.

Mesmo assim, em cinco localidades o índice ficou acima de 4% (alto risco) e em seis, acima de 1,75% (médio risco). Os índices mais altos foram constatados no Jardim Alvorada que abrange Bandeirantes, Piacentini, Primavera com 8%, Jardim Santa Cruz que abrange José Richa, Modelo com 7,41% e Diamante Azul que abrange Condor, Montes Claros com 6,45%.

Segundo a coordenadora do trabalho de campo, Marinalva Ferreira da Luz, o período epidemiológico começou em 1º de agosto e até agora não há nenhum caso comprovado da doença.

“A infestação está baixa, saímos da situação de epidemia, paramos de positivar, mas isso não significa que podemos baixar a guarda nos cuidados”, alerta a coordenadora.

Dos 1.608 imóveis pesquisados neste LIRA, em 15 foram encontrados focos do mosquito Aedes aegypti, a maioria no lixo reciclável nos quintais das residências.

O índice de infestação é obtido a partir dos resultados das amostras analisadas em laboratório e serve de base para o trabalho de combate ao mosquito.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença