conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Campanha preventiva do câncer de mama e do colo do útero prossegue nesta quarta-feira

Ação faz parte do Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção e ao tratamento da saúde da mulher.

O Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção e ao tratamento do câncer de mama e do colo do útero, em Campo Mourão, é marcado por uma campanha com exames preventivos para mulheres nas Unidades Básicas de Saúde do município.

Nesta quarta-feira (6) a campanha prossegue em 14 UBS’s do município, com exceção da Vila Guarujá e distrito de Piquirivaí, das 16h30 às 20h30. As moradoras poderão realizar exames de citologia oncótica em mulheres que têm ou já tiveram atividade sexual. Também serão solicitados exames de mamografia para mulheres entre 50 e 69 anos. 

“O diagnóstico da doença em sua fase inicial tem um tratamento menos agressivo e com maior possibilidade de cura”, explica a coordenadora da Atenção Básica, Suelen Lima. 

Para fazer o exame do câncer do colo de útero a mulher não deve estar no período menstrual, nem ter relações sexuais dois dias antes. Outra orientação é não usar duchas ou cremes vaginais.

O resultado fica pronto entre 20 a 30 dias e deve ser procurado nas UBS. Os documentos exigidos são CPF e cartão Sistema Único de Saúde (SUS).

No próximo sábado (9) serão realizados também testes rápidos na barraca que será instalada no calçadão da área central, onde também haverá orientações diversas.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença