conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Campo Mourão anuncia adesão a consórcio para aquisição de vacinas

Ideia do município é comprar as doses de vacina diretamente dos laboratórios fabricantes.

O prefeito Tauillo Tezelli (Cidadania) afirmou nesta terça-feira (2) que pediu a inclusão de Campo Mourão no consórcio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) responsável pela organização da compra de vacinas contra o covid-19.

O movimento, liderado pela FNP reuniu gestores de várias cidades para, em conjunto, adquirirem doses para a imunização da população. A comissão foi formada depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou estados e municípios a comprar e distribuir imunizantes.

“A gente espera que isso facilite negociações, pois o objetivo é agregar esforços”, ressalta o prefeito Tauillo.

A FNP afirma que não há interesse de competição com o Ministério da Saúde e governos estaduais, mas dar uma linguagem única para um problema que tem a mesma gravidade para todos.

A ideia do projeto é constituir um consórcio público para aquisição de vacinas, medicamentos, insumos e equipamentos para o enfrentamento da Covid-19 diretamente para os municípios. A maior preocupação é com a aquisição de doses de vacina, já que o Plano Nacional de Imunização, do Governo Federal, não esta conseguindo suprir a demanda existente.

Por enquanto, a expectativa é a formação de um grupo de trabalho, com representantes de cidades que já estão em tratativas para a compra de vacinas. Essa ação correria em paralelo a constituição do consórcio, que deve acontecer ainda em março. Além de vacinas, o consórcio também vai ser desenhado para a compra de equipamentos, medicamentos e insumos.

Atualmente, no mundo, há 10 vacinas aprovadas por agência reguladoras de saúde e mais de 230 em fase de testes. Com apoio de todos os participantes, a entidade pretende pactuar, com governantes das médias e grandes cidades, o início e cronograma da construção do consórcio.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença

Campo Mourão

Esta é a 119ª vitima da doença no município.

Comcam

Entre esses pacientes, 5 estavam na lista de regulação para vaga em leitos de enfermaria e 6 pessoas necessitando de vagas em leito UTI.