conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Campo Mourão decreta estado de calamidade diante da explosão nos casos de dengue

Somente nesta segunda-feira (19), cerca de 700 pacientes foram atendidos com sintomas de dengue no município.

Campo Mourão decreta estado de calamidade diante da explosão nos casos de dengue.

Com 443 casos confirmados de dengue, o município de Campo Mourão encontra-se em epidemia da doença. Por isso, a administração municipal decretou estado de calamidade pública, com adoção de medidas mais enérgicas e inadiáveis.

Além do trabalho de campo dos agentes de endemias e pulverização com bomba costal, a Secretaria Municipal de Saúde vai aumentar o número de médicos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Pronto Atendimento no Lar Paraná, bem como profissionais da enfermagem para agilizar o processo de medicação e hidratação dos pacientes.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Camila Corchak, somente nesta segunda-feira (19), cerca de 700 pacientes foram atendidos com sintomas de dengue no município. “É preciso que fique claro que se a população não colaborar eliminando os focos do mosquito, todo nosso esforço não dará resultados efetivos. A única medida eficaz é evitar a proliferação do mosquito, que além da dengue transmite outras doenças”, enfatiza.

O número cada vez mais expressivo de casos tem resultado em maior tempo de espera por atendimento nas unidades. “Sabemos que a pessoa está ali com dores, temos feito o possível para diminuir o tempo de espera, mas enfrentamos limitações de profissionais para prestar assistência”, acrescenta a secretária.

Fumacê

Sobre a pulverização com fumacê, ela esclarece que depende de liberação da Secretaria Estadual da Saúde. Porém a medida é considerada de baixa eficácia, porque só mata o mosquito adulto que estiver voando e a maioria das pessoas não segue as orientações de deixar a casa aberta na hora da pulverização.

Além disso, a pulverização contamina bebedouros de animais, mata abelhas e outros insetos responsáveis pelo equilbrio ambiental. “O modo mais eficaz de combate a dengue é a eliminação de criadouros do mosquito. Por isso que os agentes de endemias visitam as residências orientando as pessoas e realizamos caminhadas ecológicas constantemente”, completa.

 

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença