conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Campo Mourão oferece vários serviços exclusivos para mulheres

Administração municipal de Campo Mourão oferece vários serviços voltados especialmente às mulheres, que comemoram seu dia neste 8 de março.

A administração municipal de Campo Mourão oferece vários serviços voltados especialmente às mulheres, que comemoram seu dia neste 8 de março. Em 2022, uma das conquistas foi a publicação da lei que trata de políticas públicas e garantia de direitos, quando foi instituído o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social.

Na área assistencial foram melhorados e reativados serviços de apoio, como o Centro de Referência de Atendimento a Mulher (CRAM), onde está inclusa a Casa Abrigo para mulheres vítimas de violência doméstica. Os clubes de mães atendem mais de 200 mulheres, com ações para ajudar a melhorar a autonomia. As atividades envolvem palestras, oficinas de artesanato e costuras, economia doméstica, exposição dos trabalhos, entre outros. Neste dia 8 de março será realizada uma tarde festiva com essas mulheres, na sede da Secretaria Municipal de Assuntos da Comunidade (fundos do Ginásio da Vila Urupês).

A Fundação de Esportes também dedica a elas um atendimento especial no programa Campo Mourão + Ativa, com o “Mulher + Ativa”. Em 11 escolas do município são realizadas aulas de ginástica à noite, assim como no Centro da Juventude. Cerca de 700 mulheres, divididas em grupos, participam das atividades.

A Casa do Empreendedor, vinculada à Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, também tem serviço específico ao público feminino, como empréstimos disponibilizados pela Fomento Paraná. No ano de 2023, foram destinados R$ 851.200,00 exclusivamente para mulheres. As linhas de crédito, por meio do Banco Mulher e Crédito Emergencial, têm como objetivo apoiar os pequenos negócios que possuam mulheres como proprietárias ou sócias.

A Secretaria de Saúde é outra que também oferece serviços voltados ao público feminino. Além de consultas e exames na área de Ginecologia, são realizadas campanhas preventivas do câncer do colo de útero e de mama, fisioterapia pélvica no Centro de Especialidades. No IST atendimento especializado para vítimas de violência sexual e psicoterapia no Ambulatório de Saúde Mental. As gestantes são atendidas em todas as unidades e também é oferecido atendimento odontológico.

Gestão

Na gestão do município as mulheres também têm papel de destaque. Além da vice-prefeita Fátima Nunes (PSD), das 16 secretarias, oito têm mulheres no comando, entre elas as secretarias de Saúde e de Educação, que administram os maiores orçamentos da receita municipal.

Homenagens

O festival gastronômico “Campo Mourão no Prato” também vai homenagear as mulheres. Nesta sexta-feira (8) as empresas participantes vão sortear pratos do cardápio para as mulheres que seguirem a página do festival no Instagram (@cmnoprato), compartilhar e comentar “eu quero”. Já as mulheres que forem a Agência do Trabalhador, no dia 8, serão recepcionadas com café da manhã, roda de conversa e manhã da beleza.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença