conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Campo Mourão registra primeiro caso de Chikungunya

Levantamento mais recente registrou índice de 10,76%, representando alto risco de infestação do mosquito Aedes aegypti na cidade.

Um morador de Campo Mourão do sexo masculino, de 49 anos, foi diagnosticado com a febre Chikungunya, que pode ser transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O paciente apresentou os primeiros sintomas em 15 de fevereiro e ficou 10 dias hospitalizado. Ele já está trabalhando normalmente e ninguém da família está doente. O resultado positivo foi constatado em laboratório particular e confirmado pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen).

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde já foram adotadas ações de acordo com os protocolos exigidos para o caso. Além deste caso Chikungunya, o município de Campo Mourão registra sete casos de dengue. O mais recente Levantamento de Índice Rápido (LIRAa), detectou um índice geral de infestação de 10,76%, Esse índice está acima do que preconiza o Ministério da Saúde, que é abaixo de 1%. No levantamento anterior, divulgado em janeiro, a infestação estava em 5,30%.

A coordenadora de campo dos agentes de endemia no município, Marinalva Ferreira da Luz, alerta que o índice deixa Campo Mourão em alto risco de epidemia de dengue. “Nem na época de epidemia, no ano passado, o índice estava tão alto desta forma. Isso é retrato da quantidade de chuvas dos últimos dias e, principalmente, da indiferença quanto ao assunto por parte da população”, observa Marinalva.

As localidades em situação mais crítica, ou seja, índice de infestação mais alta, são: Indianápolis (25%); Novo Horizonte (25%); jardim Paulino (Europa, parque Industrial), 23,08%; São Francisco, (20,69%); Ipê (Damasco, Fernandes), 20,51%; e Alvorada (Bandeirantes, Piacentini, Primavera), 20%.

Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou nesta terça-feira (28) mais 2.379 casos e três óbitos por dengue no Paraná. Somente esta semana foram registradas mais de 12 mil notificações de novos casos suspeitos pela doença. Ao todo, desde o início deste período epidemiológico, foram computadas 85.204 notificações, 44.212 casos descartados, 11.102 casos confirmados e 11 mortes.

O novo boletim também confirmou mais 34 casos de chikungunya, somando 77 confirmações da doença no Estado – um aumento de quase 80% comparado à última semana. Do total de casos, 43 são autóctones (quando a doença é contraída no município de residência) e 30 são considerados importados, além de 4 em Local Provável de Infecção (LPI) no Paraguai. Ao todo a doença já atingiu 23 municípios paranaenses. Há 438 casos em investigação.

A Sesa confirmou uma morte por chikungunya em uma paciente de 72 anos que residia em Itaipulândia, com LPI no Paraguai. Nestes casos, a notificação é considerada como um caso importado.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença