conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Campo Mourão terá ato contra o Feminicídio no próximo sábado

O Coletivo Feminista Mariana Coelho, junto com a sociedade civil, organiza de forma autônoma ato de repúdio à violência de gênero.

Será no próximo sábado, 8 de fevereiro, a partir das 14h com concentração na Praça São José, bem no centro de Campo Mourão.

O ato também será em memória de Maria Glória Poltronieri Borges, que como tantas outras mulheres no país, foi encontrada sem vida, com indícios de violência sexual e morte por estrangulamento, próxima a uma cachoeira onde estava acampando, em Mandaguari. Mago, como era conhecida, era artista, bailarina, produtora e articuladora cultural de Maringá – PR, dedicada à pesquisa em dança, improvisação e na educação somática.

O panorama no Brasil é grave: o país tem a quinta maior taxa de feminicídios no mundo: 4,8 homicídios para cada 100 mil mulheres – de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Em 2018, foram 4.254 homicídios dolosos de mulheres e um aumento de 12% no número de registros de feminicídios. Os dados mostram que uma mulher é morta a cada duas horas no país.

Os números dos casos de estupro também são alarmantes: De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2018 o país contabilizou mais de 66 mil casos de violência sexual. O número corresponde a mais de 180 estupros por dia: um estupro a cada 8 minutos. Das vítimas, 82% são mulheres. Dentre todos os estados, o Paraná perde apenas para o Mato Grosso do Sul na taxa do crime de estupro. São 60,8 casos a cada 100 mil habitantes. Os números podem ser bem piores, visto que, segundo o Fórum, apenas cerca de 7,5% vítimas de violência sexual no Brasil notificam a polícia.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença