conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Coluna do Rogério Tonet

Coluna do Rogério Tonet: VAMOS FALAR SÉRIO???? (Ou… Reflexões sobre as passeatas de 13 e 15 de março d

Manifestações

Por Rogério Tonet.

ATENÇÃO: Na próxima semana retomarei a série “Cidadania Reflexiva” e o dia da coluna passará a ser às SEXTAS-FEIRAS.

AVISO IMPORTANTE: A partir desta semana retomo minha coluna no jornal O Correio do Cidadão todas as quartas-feiras, convido a todos a lerem!!!

O texto da coluna de hoje interrompe momentaneamente a série “Cidadania Reflexiva”, que retornará na próxima semana. Esta decisão foi tomada, pois, os acontecimentos dos últimos dias 13 e 15 necessitam de reflexão e, para isso, como sempre, vou levantar algumas questões e apresentar alguns dados para que você possa chegar às suas conclusões.

Obviamente, a coluna, assim como o blog e este que vos escreve, tem uma tendência política definida e, de minha parte, declaro– para que não reste qualquer dúvida e para manter a honestidade junto ao leitor – que minhas preferências ideológicas são mais próximas do conjunto de ideias da esquerda ou do socialismo.

Convido àqueles que discordarem da análise que aqui empreende-se, que a analise em conjunto com outros autores mais próximos de sua preferência ideológica… mas que não a desconsidere, se estiver em busca de um verdadeiro esclarecimento sobre os fatos.

Em primeiro lugar: Foram manifestações “espontâneas”? Não!

Manifestações deste porte não são, certamente, espontâneas, pois, foram marcadas com antecedência, contaram com infraestrutura, camisetas, bandeiras e faixas cuidadosamente impressas, etc.

Qual a diferença entre as manifestações da CUT ocorrida na última sexta-feira e a organizada pelo “RevoltadosOnLine” e “Movimento Brasil Livre”? A manifestação da CUT era claramente uma massa (menor, é verdade) mais coesa, já que formada de participantes de movimentos sociais legítimos e cientes de sua agenda de interesses. A manifestação promovida pela direita no domingo era de uma massa cuja a coesão pode ser notada por ser predominantemente de componentes da classe média alta, brancos, empresários e profissionais liberais e sua agenda, apesar da declaração anterior de ser “contra a corrupção”, rapidamente deixou de lado este “discurso de cobertura” e passou a ser uma passeata pelo impeachment da presidente Dilma e contra o PT.

Segunda questão: Existiam “manifestantes pagos”? Sim!

A resposta é sim! Tanto na manifestação da CUT como a do “RevoltadosOnLine” tiveram uma parte do “evento” remunerada. Tratam-se dos organizadores profissionais, as empresas contratadas para oferecer a infraestrutura necessária ao bom andamento do evento, tais como: caminhões de som, animadores profissionais, banheiros químicos, organização prévia, etc.

É uma falácia dizer que os participantes dos movimentos sociais ligados a CUT são “manifestantes profissionais”, pois, na realidade são componentes dos movimentos sociais, com conhecimento real – de vida! – das causas sociais pelas quais lutam.

Pergunta n.o 3: A infraestrutura foi financiada por alguém? Sim!

Sim! E, novamente… Qual a diferença entre as duas manifestações? A manifestação da CUT e dos movimentos sociais foram declaradamente custeadas pelos próprios movimentos, enquanto os custos das infraestruturas dos eventos de domingo? Quem pagou?

As manifestações representavam a população como um todo? Não!

Novamente a resposta é não. As pesquisas realizadas pelo Datafolha diretamente nos dois eventos demonstra claramente que os movimentos representavam parcelas distintas da sociedade. Enquanto a passeata de sexta-feira era composta de trabalhadores e de pessoas com renda de até 5 salários mínimos, a manifestação do domingo, tinha 68% dos participantes acima desta renda, sendo que cerca de 41% declararam ter renda acima de 10 salários mínimos.

Um resumo da pesquisa do Datafolha pode ser visto no quadro a seguir:

Esquerda (sexta-feira)Direita (Domingo)
RendaBaixa (68% até 5 S.M.)Alta (41% acima de 10 S.M.)
Declaração de voto – 2.o TurnoDilma/PT (71%)Aécio/PSDB (82%)
Agenda– Defesa da Petrobras

– Reforma política

– Aumentos salariais

– Direitos trabalhistas

– Contra a corrupção

– Impeachment Dilma

– Contra o PT

– Contra os políticos

Avaliação do GovernoPositiva (72% regular/bom)Negativa (96% ruim/péssimo)

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/03/1603885-maioria-foi-as-ruas-contra-corrupcao-diz-datafolha.shtml

Quais os interesses? Qual a agenda? Qual o grau de envolvimento de cada grupo?

Embora a Folha de São Paulo, Globo e CBN tenham tentado usar o mote “contra a corrupção” em suas manchetes do domingo e segunda-feira para legitimar a manifestação da direta (Domingo), o coro de vozes ouvidas, faixas e declarações eram quase em sua totalidade contra o PT e pelo impeachment da presidente.

Enquanto a manifestação liderada pela CUT na sexta-feira, muito menor e de pequena cobertura da TV, pode-se notar o caráter mais formal, uma manifestação mais “tradicional”, pois, podia-se identificar a agenda, as palavras de ordem, as entidades representadas (Faixas e bandeiras não deixam dúvidas). Já a manifestação do domingo, não havia agenda e os financiadores não aparecem claramente: quem é o Movimento Brasil Livre? Entrando em seu site, na “loja virtual” só podem ser vistos quatro produtos: duas camisetas, uma com os dizeres: “Fora PT” e outra com a frase: “Brasil livre é Brasil sem PT” e dois kits de adesivos um “Fora PT” e outro “Impeachment Já: Fora Dilma”. Não me parece um movimento de conscientização, mas, partidário.

Veja os vídeos e tire suas conclusões:

https://www.youtube.com/watch?v=ebzEbjflXkM

https://vimeo.com/122309721

https://www.youtube.com/watch?v=ANSq6yszJCo

Ou veja uma seleção de 10 videos nesta página:

http://www.pragmatismopolitico.com.br/2015/03/10-videos-da-manifestacao-de-domingo-que-voce-nao-viu-na-midia.html

Por fim: uma passeata vai acabar com a corrupção? NÃO!

Absolutamente NÃO! E essa constatação é a maior prova da hipocrisia da manifestação de domingo, desmascarada, pois rapidamente traduziu-se em gritos de “fora Dilma” e, no caso de alguns extremistas “pela volta da ditadura” (envergonho-me de escrever esta frase… mas é verdade!!!).

No fim, como pode ser comprovado pelos vários vídeos disponíveis na internet, a manifestação de domingo converteu-se em festa, com cantores populares e “muitas mulheres bonitas” – declaração de um “manifestante” segurando uma garrafa de vodka – e “sem violência”, como remarcava a todo instante a cobertura da Rede Globo.

Uma reforma política e o endurecimento das penas e sanções para os criminosos é a resposta que, se bem aplicada, solucionará parcialmente o problema. Não se engane! A corrupção é um tema complexo e que não pode ser tratada de maneira leviana como “desculpa” para sair às ruas e mudar o discurso!

Conclusão?

Pesquise outras opiniões e faça a sua… J

PS: Até a data de hoje, cerca de R$ 100 Bilhões foram sonegados em impostos no Brasil (segundo o Bom Dia Brasil)… qual é a diferença entre sonegação – que é o dinheiro que não chega ao caixa do governo – e a corrupção – que é o dinheiro que sai ilicitamente do mesmo caixa? Pense nisso….

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença