conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Com 79% dos votos, comunidade do Vinícius de Moraes rejeitou a militarização do colégio

Entrada do Colégio Estadual Vinícius de Moraes Campo Mourão

A Comunidade escolar do Colégio Estadual Vinícius de Moraes aprovou nesta quarta-feira (28) posicionamento contrário à instalação do modelo cívico-militar na escola. O colégio é um dos quatro indicados pelo governo do Estado para sofrer intervenção em Campo Mourão.

A consulta às mães, pais, responsáveis, estudantes, professores e funcionários, é a última etapa antes da implantação da militarização em 215 escolas estaduais.

A maior parte da comunidade votou contra a instalação da militarização no colégio. Entre os votantes, 158 votos foram contra o modelo, que recebeu apenas 41 votos a favor, e ainda houve 2 nulos.

Todo o processo eleitoral foi realizado por uma comissão de representantes do Núcleo Regional de Educação (NRE) e o voto foi aberto em lista pública.

O projeto e a consulta foram realizados de forma muito rápida pelo governo do estado. Do momento do anúncio da lista com os nomes das escolas que sofreriam intervenção até o momento inicial da votação não se passou mais de 24 horas.

Então o que se viu foi muito debates em redes sociais e campanhas via mensagens de whatsapp. A principal justificativa para a reprovação por parte da comunidade é que o Colégio Vinícius de Moraes vem realizando uma gestão escolar que trouxe profundas melhorias na vida dos alunos e na estrutura do colégio, sendo o modelo militar não compatível com o atual momento da escola.

Entre os debates vistos, foi citado o fato de que o colégio não se encaixaria no perfil, pois nos últimos anos dobrou o seu IDEB e em 2019 teve índices de fluxo e frequência entre as melhores da rede estadual em Campo Mourão.

Segundo a mãe de uma aluna da escola, todas as informações que os pais têm ainda são especulativas. Ela reclama da falta de informação sobre o projeto e de isso ter acontecido em momento de uma pandemia mundial.

“Meu questionamento é como que colocar um projeto tão sério, sem que ele seja debatido e bem explicado. Como podem pedir para votar sem os devidos esclarecimentos?”, escreveu a mãe em rede social.

Para o diretor do colégio, o professor Raoni de Assis o resultado era esperado já que a comunidade é muito unida e coesa nos projetos e nos rumos que querem dar para a escola. Nos últimos anos, além da comunidade escolar, os moradores do bairro abraçaram o colégio.

“Vivemos num espírito de muita confiança, juntos lutando para cada vez mais o Vinícius de Moraes continuar melhor, continuar crescendo, pois essa região merece toda atenção e a melhor educação que nós podemos oferecer”, disse o diretor.

No texto da lei diz que o resultado da consulta popular tem peso determinante para transformar ou não a escola em militar, caso a comunidade rejeite não haverá implementação desse modelo.

A secretaria da educação prorrogou até sexta-feira (30) o prazo de votação na consulta nas escolas que não tenham atingido o quórum mínimo, em Campo Mourão, as comunidades escolares dos colégios Antônio Teodoro e Unidade Polo, ainda não terminaram de registrar seus votos.

Foto área do Colégio Estadual Vinícius de Moraes

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença