conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Comcam

Comunidade Valdair Roque inaugura capela e Centro de Produção Agroecológica em Quinta do Sol

A comunidade camponesa Valdair Roque realiza na próxima sexta-feira (22) a Festa da Reforma Agrária Popular.

Foto: Comunicação MST

A comunidade camponesa Valdair Roque (Acampamento Catarina), de Quinta do Sol, realizará na próxima sexta-feira (22) a Festa da Reforma Agrária Popular. Durante o evento acontecerá a inauguração da Capela e do Centro de Produção Agroecológica da Comunidade.

No evento estarão presentes o Bispo Dom Bruno Elizeu da Diocese de Campo Mourão e o Padre José Carlos, Padre Dirceu (CPT), representantes da Comissão Estadual de Conflitos Fundiários do Paraná (CEJUSC), os deputados estaduais e autoridades locais.

A construção da igreja iniciou em dezembro do ano passado e é resultado do esforço coletivo de todas as famílias da comunidade do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) no acampamento, do Padre José Carlos Kraus, da paróquia de Quinta do Sol, e de outras categorias da sociedade.

Segundo o MST, já o Centro de Produção Agroecológica Pinheiro Machado, é um espaço de produção comunitária da comunidade. Dele, vieram toneladas de alimento para as partilhas que o Movimento vem realizando desde o início da pandemia. Além da partilha com na região urbana, os alimentos também são destinados para famílias recém chegadas na comunidade.

Para Paulo Sérgio de Souza, dirigente da Região Noroeste do Paraná, “o Centro de Produção tem o objetivo de ter produção 100% agroecológica, e produzir alimento saudável. Que ele tenha o papel de ser um centro de referência de todos os camponeses e da sociedade”.

Em julho de 2020, homens armados destruíram lavouras da horta comunitária da comunidade, que mais tarde, frente a estas agressões, transformou-se no Centro de Produção.

O nome é uma homenagem ao Professor Luiz Carlos Pinheiro Machado, que faleceu no dia dois do mesmo mês de julho. Pinheirão, como era chamado, foi grande propagador da agroecologia, defensor das ideias socialistas e crítico do modelo de produção agrícola capitalista.

Foto: Comunicação MST

Histórico da comunidade

O território em que o acampamento Valdair Roque está inserido fica na Fazenda Santa Catarina, de propriedade da Usina Sabarálcool, que acumula enorme passivo jurídico, com 964 ações trabalhistas somente na Comarca de Campo Mourão.

Com o descumprimento da função social das relações de trabalho levou o Incra a manifestar interesse na área para destinação à Reforma Agrária, conforme prevê a Constituição Federal. Desde 2018, existe uma recomendação do Ministério Público Federal para que o Incra intervenha junto a este conjunto de ações e execuções trabalhistas para adquirir e destinar a área a famílias acampadas.

Programação:

10h – Inauguração do Centro de Produção Agroecológica Pinheiro Machado

10h30h – Ato ecumênico de inauguração da capela Santa Catarina.

11h30h – Ato político.

12:00h – Almoço coletivo.

 

Com Comunicação MST

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença