conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Paraná

Conecta Sebrae tem quase 7 mil inscritos e fortalece o ecossistema de inovação paranaense

Diversidade e democratização no acesso à inovação. Esses foram dois dos principais temas do Conecta 2020, o maior evento da nova economia do Paraná, promovido pelo Sebrae/PR, entre os dias 8 e 10 de outubro, de maneira 100% digital e gratuita. Foram 6.957 inscritos do Paraná, Brasil e até mesmo do exterior, que puderam conferir mais de 60 atrações em 72 horas de conteúdo.

As mulheres foram a maioria entre os inscritos, com 3,7 mil, atingindo assim o objetivo de ampliar a participação feminina no cenário da inovação. Elas contaram com espaços de destaque nas palestras e receberam premiações especiais no Ideathon Elas Inovam, uma jornada de inovação para empreendedoras.

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, comemora a adesão do público e fala sobre os objetivos alcançados com o evento.

“Durante esses três dias tivemos a oportunidade de compartilhar conhecimento de alta relevância trazido por palestrantes nacionais e internacionais. Para isso, tivemos que nos adaptar com um evento realizado em um formato totalmente novo e que ampliou o acesso aos conteúdos. Acredito que seguimos desenvolvendo os ecossistemas de inovação do Paraná e o Conecta é o elo de todo esse movimento”, avalia.

AS PALESTRAS

Entre os temas principais do evento estiveram a discussão sobre importantes tecnologias como blockchain e big data, sobre como implantar a transformação digital no momento atual, investimentos e internacionalização de negócios, além de discussão acerca de soluções voltadas a segmentos específicos como indústria 4.0, turismo, saúde e educação. Mas entre as pautas mais recorrentes estavam a necessidade de democratizar a inovação especialmente para os pequenos negócios, além da diversificação do mercado de trabalho.

A empresária, consultora e CEO da Black Money, movimento de fortalecimento do empreendedorismo negro, Nina Silva, destacou que é necessário ampliar o acesso de mulheres e negros ao ambiente da tecnologia e da inovação.

“Precisamos realizar uma mudança cultural para ampliar o acesso de diferentes públicos a esses mercados. O mundo é heterogêneo e construir soluções com equipes diversas pode trazer um impacto social muito maior. Investimos em ações de educação, de divulgação e de incentivo para proporcionar a integração dessas pessoas ao mercado. Queremos fomentar essa cadeia colaborativa”, afirma.

Já para Felipe Matos, fundador da plataforma de empreendedorismo 10K Startups, também é preciso que o crescimento acelerado do mercado de startups garanta um desenvolvimento econômico para toda a população brasileira. Mas para isso, segundo ele, é necessário pensar na geração de emprego e renda. “Precisamos democratizar o acesso às oportunidades presentes na economia digital. Se não conseguirmos superar isso, o crescimento do ecossistema pode ser estrangulado. Empregos tradicionais começam a ser deixados de lado, então é preciso preparar as pessoas para se tornarem profissionais qualificados de tecnologia”, afirma.

As palestras ainda debateram a importância de se pensar na transformação digital como uma mentalidade e não apenas a implantação de tecnologias avançadas. Lisiane Lemos, gerente de desenvolvimento de negócios do Google, destacou que, mesmo com a potencialização dos processos digitais, o cuidado com o humano ainda deve ser o foco.

“Podemos inovar em relação ao modelo de negócios, aos produtos e serviços oferecidos e em relação à estrutura, por exemplo. Podemos utilizar os dados, mas de maneira estruturada, para atender as necessidades do cliente e desenvolver a melhor solução. A digitalização diz respeito a automatizar ou potencializar tarefas para aumentar o cuidado humano. Temos que estar atentos às pessoas cada vez mais. É uma transformação comportamental”, analisa Lisiane.

O Conecta contou ainda com apresentações de seis bandas e cantores curitibanos nos intervalos do evento: Aminoacido, Bigode Groove, Dudu e Yves, Leo Lembranci, Ruído Lab e Som da Galera.

Publico

A democratização e a facilidade no acesso e na escolha das palestras também foram pontos destacados pelos participantes. Anaide Holzbach, da CEO e sócia-fundadora da Maxicon Sistemas, de Toledo, apontou a importância do debate sobre o empreendedorismo feminino e da participação das mulheres. “Precisamos trazer cada vez mais mulheres para eventos como esse. Temos todas as capacidades, habilidades e competências necessárias e tenho certeza que vamos multiplicar as ações e ampliar essa participação”, exalta.

Matheus Mendes Pascoal é estudante de enfermagem de Campo Mourão e está em processo de formação de sua startup, a Easy Auditing, após uma parceria do Sebrae com a universidade. Ele afirma que tem trabalhado para potencializar o negócio e comemorou a facilidade no acesso ao Conecta para ampliar seus conhecimentos sobre o ambiente da inovação. “Tive muita facilidade para acessar os conteúdos e tudo do conforto de casa. Quis participar para ampliar meus conhecimentos e ter mais elementos para formular a nossa ideia final de empresa. Contamos com a ajuda do Sebrae e queremos trazer uma contribuição para a sociedade”, diz.

O Conecta ultrapassou fronteiras. Além de pessoas de outros estados, também houve participantes de pelo menos dez países do exterior. Entre eles, Henrique Bierwagen, engenheiro brasileiro que mora na Suécia e que pensa em ter a própria empresa no futuro. Entre os conteúdos assistidos, ele destacou o painel sobre os impactos do empreendedorismo inovador no ensino superior e em especial a fala de Ricardo Lomaski sobre o trabalho desenvolvido no Instituto de Tecnologia de Israel. Ele ressaltou a qualidade do conteúdo e a estrutura do evento.

“Foi uma estrutura completa que permitiu que mais pessoas pudessem acompanhar as palestras e interagir com outros empreendedores, inclusive de outros estados e países, como é meu caso”, reitera Bierwagen.

Awards

O Conecta premiou ainda 12 startups de todo o estado. Ao todo, 717 startups paranaenses foram indicadas, 68 foram selecionadas e uma de cada regional do Sebrae/PR (Leste, Centro, Sul, Norte, Noroeste e Oeste) foi premiada, tanto na categoria Revelação quanto na categoria Referência, em um sistema de votos públicos online feitos até o dia 2 de outubro. Também foram reconhecidos o ecossistema com mais inscritos e o ecossistema com mais mulheres, além do ganhador do Hackathon Inova Turismo, voltado à criação de soluções para o setor. Confira todos os vencedores aqui.

Com Assessoria de Imprensa Sebrae/PR

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença