Campo Mourão Educação Todos

Conselho Universitário da UTFPR adia eleição para diretor-geral em Campo Mourão

O Conselho Universitário da UTFPR aprovou na última sexta-feira (13) o adiamento das eleições para o cargo de diretor-geral dos Câmpus Campo Mourão e Curitiba.

Os dois cargos estão sendo exercidos por diretores-gerais pró tempore após os titulares terem assumido, respectivamente, a Vice-Reitoria e a Reitoria da UTFPR.

A proposta aprovada por 36 votos favoráveis e duas abstenções, altera, em caráter excepcional, o Regimento dos Câmpus da UTFPR, que determina o prazo de até 60 dias para a realização de consulta à comunidade para a formação de lista tríplice e consequente escolha do diretor-geral de câmpus.

A regra vale para os casos de vacância do cargo. Com a decisão, as eleições deverão ocorrer de maneira conjunta com os demais câmpus da Universidade em 2021, exceto Câmpus Toledo.

Como justificativa para o adiamento, o relato aprovado destaca um parecer da Procuradoria Federal na UTFPR, que elenca uma “série de excepcionalidades que a pandemia de COVID-19 provocou estruturalmente na instituição, por conta do isolamento social ser factualmente a melhor forma de conter a propagação do vírus”.

“Dentro dessa perspectiva, ressalta-se a suspensão do calendário acadêmico e a configuração diferenciada do processo de consulta para Reitoria, como fatos incontestes desse momento diverso”, completa.

O relato, feito pelo conselheiro Belmiro Beloni, também afirma que a medida faz parte do exercício da autonomia universitária e atende aos princípios do interesse público, eficiência e economicidade, uma vez que os processos eleitorais serão unificados em 12 dos 13 câmpus do Sistema UTFPR.


Deixe um comentário